terça-feira, 11 de março de 2014

Presidente do Rotary International



Quando eu era criança em Duncan, Oklahoma, nos EUA, tinha como certo que todos podiam ler. Na minha escola primária, não só esperavam que lêssemos aos sete ou oito anos, como queriam que fôssemos capazes de ler os livros de cabeça para baixo. Nós nos revezávamos nessa leitura para toda a classe e, claro, se você pretende ler em voz alta para um grupo e ao mesmo tempo mostrar as fotos aos ouvintes com o livro aberto, na posição correta não dá certo. Nos primeiros anos do ensino fundamental, fizemos isso toda semana, até que já não importava mais a posição em que segurávamos o livro.

Naquela época não pensei sobre essa habilidade. Mas há alguns meses, visitando um projeto do Rotary em Decatur, no Alabama, entrei numa sala de aula da primeira série e me perguntaram se eu gostaria de ler um livro para as crianças de seis anos. Naturalmente, fiquei feliz em fazê-lo. Sentei-me, abri o livro que eles escolheram e comecei a ler para cerca de 30 crianças pequenas – de cabeça para baixo, do jeito que eu fazia quando estava na segunda série.

Em certo sentido, eu estava fazendo exatamente o que havia aprendido há mais de meio século. Mas, como adulto, e especialmente como rotariano, olhei para aquela experiência de uma maneira diferente. Eu estava lendo para um grupo de crianças que trilhava o caminho da alfabetização. Estávamos sentados na sala de aula, numa escola aonde os rotarianos iam toda semana para ler individualmente com as crianças que precisavam de uma ajuda extra. Não havia qualquer dúvida de que todas as crianças da sala cresceriam adultos alfabetizados. E todos eles tinham certeza disso, assim como estavam certos de que os adultos não se importavam em ler para eles enquanto mostravam as fotos, mesmo que para isso precisassem ler de cabeça para baixo.

Nós todos sabemos que milhões de crianças em todo o mundo não têm essa sorte. É por isso que educação e alfabetização são uma prioridade em nosso serviço rotário. Quando celebramos em março o Mês da Alfabetização, lembramos o presente que damos a uma criança ao ajudá-la a ler – esteja essa criança do outro lado do mundo ou em nossa própria cidade.

* O autor é Ron D. Burton, presidente 2013-14 do Rotary International.

Nenhum comentário:

Postar um comentário