Esta data foi criada com objetivo de suscitar momentos de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver problemas que atingem o mundo todo no que se refere à água. Este bem precioso, embora encontrado em grande quantidade em nosso planeta, é de tratamento caro e trabalhoso. Alguns especialistas afirmam que se o consumo de água continuar nos níveis atuais (considerando o alto desperdício) futuramente poderemos enfrentar sérios problemas com a falta de água.
Muitas escolas hoje realizam projetos voltados à conscientização sobre a preservação do meio ambiente, e principalmente da água. Hoje mais do que nunca, toda criança deve aprender, desde cedo, a importância da preservação desse recurso natural indispensável à vida e também a utilizá-lo sem desperdício e sem poluí-lo, levando assim para seu meio social todos esses aprendizados.
A Declaração Universal dos Direitos da Água diz:
- A água faz parte do patrimônio do Planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
“Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca”
* A autora é Giovana Zanin Baroneza, psicopedagoga e presidente do Rotary Club de Arapongas-Beija Flor, PR (distrito 4710).
** Foto: Stock.XCHNG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário