segunda-feira, 17 de março de 2014

Pelo futuro de nossas crianças


Muito se fala e todo mundo sabe que o futuro do nosso país está nas crianças e nos jovens. São eles que, a partir da educação de qualidade (e aí não digo somente da educação escolar, mas a educação de princípios, valores éticos e respeito) poderão transformar a nossa realidade. E nós adultos, sejamos pais ou não, esquecemo-nos de como somos exemplos para essas crianças e jovens.

Uma campanha lançada recentemente pela Controladoria Geral da União, chamada “Diga Não a Pequenas Corrupções”, alerta para pequenos atos antiéticos ou até ilegais que fazemos fruto da cultura do “jeitinho brasileiro”. Atitudes como falsificar carteirinha de estudante, fazer “gato” de TV a cabo, furar fila são pequenas corrupções que fazemos no nosso dia a dia sem nos darmos conta de como isso interfere em nossa ética.

E o que isso tem a ver com o futuro de nossas crianças? Cada uma dessas nossas pequenas atitudes ou quando simplesmente pedimos para uma criança mentir ao telefone dizendo que não estamos em casa, é uma forma de corrompê-la. De fazê-la acreditar que isso pode ser certo. Então, devemos pensar em nossas atitudes diariamente, seja para não ferir nossos próprios princípios éticos, mas, principalmente, para não darmos um mau exemplo.

No Rotary, temos também uma preocupação constante com a formação dos jovens. Não é à toa que os Rotary Clubs são formados por profissionais, mas aqueles que se interessam pelos princípios rotarianos podem buscar os Interacts Clubs (formado por jovens de 12 a 18 anos) ou os Rotaract Clubs (jovens de 18 a 30 anos). Esses grupos se reúnem semanalmente buscando ações de ajuda humanitária, de integração e de socialização em suas cidades.

Os Rotary Clubs também desenvolvem ações voltadas à esse público, como o realizado no início do ano pelo Rotary Club de Belo Horizonte – Liberdade. Desde 2010 este clube desenvolveu o Projeto Futuro Promissor e já entregou cerca de 1.000 kits completos de material escolar (com mochila, cadernos, lápis, tesoura, etc) para crianças e jovens de 6 a 14 anos, atendidas pelo CAER – Centro de Apoio Educacional Ramacrisna, na zona rural de Betim/MG. Um projeto que vem tendo grande sucesso, pois os novos materiais motivam os alunos a estudarem e aumentam o interesse e rendimento escolar. 

Outra ação desenvolvida para jovens é o Ryla, um encontro de jovens para a formação de lideranças. Em março, os Rotary Clubs de Contagem estão organizando palestras e diversas atividades para jovens de 12 a 14 anos de escolas públicas da cidade para conscientizá-los sobre o espírito de ajuda ao próximo.
 
Acreditamos ser a educação o caminho para modificar a vida de crianças e adolescentes, conscientizando-as e fazendo com que elas se reconheçam como cidadãs e mobilizadoras de um mundo melhor. Participe também de alguma ação em prol de crianças e jovens em sua comunidade e seja sempre um bom exemplo para as crianças à sua volta.https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Luisa Naves 

Rotary Club de Belo Horizonte – Liberdade - Distrito 4760 www.facebook.com/rotaryclubbhliberdade

Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/pelo-futuro-de-nossas-crian%C3%A7as-1.808985

Nenhum comentário:

Postar um comentário