sábado, 8 de março de 2014

8 de Março – Dia Internacional da Mulher e a sua atuação em Rotary

POSTADO POR ALBERTO CLARO

A Mulher no Rotary - Uma História de Sucesso

Apesar de em 84 anos, Rotary só ter admitido homens em seus quadros, a verdade é que nunca prescindiu da participação das esposas de rotarianos desde sua fundação, pois Jean Thompson, esposa de Paul Harris, nos primeiros passos de nossa organização já permanecia ao lado do marido, quer seja como conselheira ou mesmo como autora de muitas atividades rotárias.

Em 1914, Am Brunir e Am Gundaker, também esposas de rotarianos, ao participarem da Convenção Internacional em Houston, Texas, surpreenderam tanto os rotarianos presentes que, a partir dai, carinhosamente cunharam a expressão "Rotary Ann", forma afetuosa de homenagem aquela participação feminina.

Em 1919 Awilda Arney, esposa do Presidente do RC Chicago fundou e presidiu a organização "Mulheres em Rotary", nome, entretanto vetado pela Convenção de 1921.

Em Manchester, Inglaterra, em uma reunião com esposas dos rotarianos foi proposta a criação de um Rotary Club de mulheres, pretenção também vedada por RI.

Em 1978 o Rotary Club de Duarte, na Califórnia, ao convidar tres senhoras, Mary Lou Elliot, Donna Bogaert e Rosemary Freitag para ingressarem em seu quadro associativo, no ano seguinte teve revogada sua Carta Constitutiva. Inconformado o clube estabeleceu uma ação contra Rotary International, acusando-o de violação às leis estaduais que impediam esta discriminação em estabelecimentos comerciais ou acomodações públicas. Após o processo tramitar por todas as instâncias da Justiça, a Suprema Corte dos Estados Unidos ratificou a decisão da corte californiana, ao fundamento de que, havendo nos Rotary Clubs um propósito de negócio, com estatutos similares às associações públicas, não podiam impedir o acesso das mulheres em seus quadros.

Acatando a incorporação da mulher em Rotary, um dos clubes do distrito de Seattle, convidou 15 damas para integrarem seus quadros. Em 1987 o Rotary Club de Duarte recebeu novamente sua Carta Constitutiva e, desta vez, com Sylvia Whytlock se tornando a primeira presidente de um clube de Rotary e, portanto, a participar de um Seminário de PETs.

Em 1988 Karilyn Van Soest, a segunda mulher na mesma função em um clube em Seattle e Sylvia Whythock foram as primeiras senhoras a assistirem uma Convenção Internacional como rotarianas.

Só em 1989, entretanto, o Conselho de Legislação alterou os Estatutos de RI eliminando a expressão que limitava apenas aos homens acesso ao Rotary.

No Brasil, a primeira mulher a ser indicada como Governadora foi Adelia Antonieta Villas, que esteve a frente do Distrito 4570 no ano rotário 1998-1999.

A primeira rotariana na América Latina foi a companheira Emma Hildinger do Rotary Club São José dos Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário