Reuniões: todo sábado, às 10h, na Rua Rio Casca, 387 - Carlos Prates
segunda-feira, 6 de julho de 2015
Seja um presente
Caros companheiros rotarianos, queremos grandes conquistas para o Rotary. Admiramos aqueles que deram grandes presentes para a humanidade: Abraham Lincoln, que deu dignidade aos oprimidos; Madre Teresa, que ofereceu compaixão aos esquecidos; Mahatma Gandhi, que deu a dádiva da mudança pacífica aos dominados. Suas vidas se tornaram presentes para o mundo. Podemos nos inspirar nos exemplos deles e perguntar: “Como eu, com a vida que eu vivo, e sem deixar de lado as responsabilidades que são tão importantes para mim, posso me tornar um presente para o mundo?”. Ao escolher meu lema, pensei nas lições que aprendi por meio da minha fé hindu. Eu pensei na história de Sudama.
Sudama foi uma criança pobre e era um amigo de confiança de Krishna, que nasceu em uma linhagem real como um avatar – a encarnação de um ser divino. Os dois meninos cresceram juntos, mas se afastaram depois de adultos. Enquanto Krishna tornou-se um líder militar e rei de renome, Sudama permaneceu um camponês humilde.
Os anos se passam, e Sudama está passando por dificuldades. Ele se vê sem dinheiro até mesmo para alimentar os filhos. Sua esposa o lembra de sua amizade de infância com Krishna: talvez seja o momento de pedir ajuda. Relutantemente, Sudama concorda, mas decide não ir de mãos vazias. Ele junta um pouco de arroz – toda a comida que sua família tinha – e o embrulha em um pedaço de pano como presente.
Quando Sudama entra no palácio, ele é surpreendido pela suntuosidade do lugar e pela hospitalidade de Krishna. Seu presente modesto parece um lembrete humilhante de sua pobreza. Krishna abraça Sudama, que esconde a mão, segurando o arroz por trás das costas. Krishna pergunta o que ele está segurando e aceita o arroz com gratidão, o consumindo. Os dois se sentam e conversam. Quando a noite cai, Sudama prepara-se para voltar para casa e percebe que negligenciou sua tarefa. Sudama reveste-se de coragem para voltar aos seus filhos famintos. Mas, parado diante de seu portão, ele vê que a cabana que deixara tornou-se uma casa imponente, e, esperando para cumprimentá-lo, está sua própria família: bem vestida e bem alimentada. Krishna entendeu o que Sudama lhe trouxera: tudo o que tinha.
K.R. Ravindran, presidente 2015-16 do Rotary International.
Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/seja-um-presente-1.1065008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário