segunda-feira, 13 de julho de 2015

Presenteiem o mundo


Quando K. R. “Ravi” Ravindran tem que falar em público, ele não gosta de ser apresentado de maneira pomposa e envaidecedora, pois se sente constrangido. O presidente de 2015-16 prefere ficar longe dos holofotes e compartilhar o mérito de suas conquistas. Se dependesse dele, você provavelmente não estaria lendo este artigo.

Quem foi o responsável pelo sucesso da negociação de Dias de Tranquilidade durante a guerra civil no Sri Lanka para que os agentes da saúde pudessem administrar vacinas contra a poliomielite? Embora o acordo tenha pousado em sua mesa, ele diz que muitas pessoas contribuíram para essa conquista. E o trabalho de reconstrução de 23 escolas, destruídas por tsunami, para atender 14 mil estudantes? Ele diz que apenas liderou a comissão. E a pessoa por trás da evolução de um pequeno negócio de impressão de rótulos para uma empresa global de embalagens de chá? Ravi acrescenta que simplesmente estava no lugar certo na hora certa.

“Às vezes sou apresentado como sendo um homem que se fez sozinho”, diz Ravindran, do Rotary Club de Colombo. “Uma pessoa tem que ser altamente egocêntrica para acreditar que se fez sozinha. Todos nós recebemos ajuda de muitas pessoas para nos tornar o que somos. Uma das razões pelas quais trabalho tanto para o Rotary é porque eu tive a sorte de contar com diversas pessoas, e muitas vezes não temos a chance de retribuir tudo aquilo que recebemos”, ele explica. “A única maneira de fazê-lo é servindo ao próximo. Quando alguém que eu ajudo me pergunta: ‘O que eu posso fazer em troca?’, eu digo ‘Ajude outra pessoa’.”

Para Ravindran, ajudar alguém como forma de retribuir o bem recebido de outras pessoas não é um ato isolado, é um estilo de vida. Seu lema para o ano rotário, Seja um Presente para o Mundo, representa sua filosofia pessoal.

Conheça mais o presidente do Rotary International. Explore o Rotary Global Rewards, nosso programa de benefícios para associados. 

Diana Schoberg (Edição de julho da revista “The Rotarian”)

Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/presenteiem-o-mundo-1.1068695

Nenhum comentário:

Postar um comentário