Quando se aproxima o fim do ano, somos naturalmente conduzidos a uma reflexão sobre a nossa capacidade de doar. Mais do que uma motivação inata, há um sentimento de felicidade nesta ação. São os presentes que entregamos aos nossos familiares e também as doações que fazemos aos que mais necessitam. A mobilização dos rotarianos pode alavancar as doações das empresas, componentes ativos da sociedade. Entendendo a nossa missão, elas se tornam nossas parceiras por meio da Fundação Rotária no Brasil (ABTRF), cumprindo assim sua vocação de empresa cidadã e socialmente responsável.
Relato uma experiência pessoal vivida nessa época do ano. Estava em Ponta Grossa (PR), cidade natal de minha esposa, e conversava com meu sogro, já nos seus 90 anos de idade, quando ele me pediu que o acompanhasse numa atividade. Ele lotou uma Kombi com brinquedos e roupas do estoque de suas lojas e nos dirigimos a uma região bem pobre do município. Ali, ele os distribuiu para crianças que saíam com um enorme sorriso de alegria pelo inesperado regalo recebido. No caminho de volta, quem o tempo todo mostrava um sorriso nos lábios era o seu Miguel. Eu lhe perguntei: “Qual a razão desse sorriso?”. E ele respondeu: “Eu aprendi o prazer de doar”.
Ele estava me ofertando uma lição de desprendimento e de obtenção de felicidade de alguém que era rotariano de coração, embora não o fosse formalmente. Nunca esqueci aqueles momentos.
Motivação
Com este exemplo em mente, concluímos que devemos nos mobilizar e atrair para estar conosco os empresários que conhecemos e que conseguirmos motivar, despertando neles o prazer de doar. O que oferecemos de volta? A credibilidade de nossa organização, que deve dar a eles a certeza da boa aplicação dos recursos. A ubiquidade de nossos clubes, que se espalham por toda a área de atuação do Rotary e garantem a divulgação dessa parceria e a identificação de exemplar motivação. Nossa capacidade de realizar projetos sustentáveis que propiciarão a continuidade dos mesmos após o término dos recursos aplicados.
Inúmeros são os exemplos de projetos realizados por cada clube ou distrito que podem ser úteis para motivar esses empresários-parceiros. Somos uma organização movida pelas atitudes e pela motivação para fazer o bem. Estando motivados, podemos estimular outros a se juntarem a esta cadeia com elos fortes.
Sejamos a ponte que une as necessidades dos mais carentes à vontade de servir e doar de nossos parceiros em perspectiva. Nós nos surpreenderemos com os resultados. Motivem e motivem-se a adquirir o prazer de doar.
Antonio Hallage, diretor 2009-11 do Rotary International, sócio do RC de Curitiba-Leste, PR (distrito 4730).
Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/aprender-o-prazer-de-doar-1.766959
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