segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A marca Rotary e a nossa imagem

A primeira pergunta que nos ocorre é: Rotary é uma marca? O que passa na nossa mente quando vemos o símbolo do Rotary – representado pela roda denteada – em um marco na entrada de uma cidade, eventualmente bem ou mal cuidado? Um escritor que não era rotariano opinou que, quando passava por um marco rotário na estrada, sabia que naquela cidade havia pessoas de bem, que atuavam em prol da comunidade. O distintivo do Rotary é um símbolo que portamos com orgulho, que nos distingue e transmite uma mensagem que referendamos com o nosso procedimento.

Outra característica de uma marca é que ela necessita de consumidores, entre os quais ela prospera e se desenvolve, disseminando uma ideia-força que passa a representar. Os consumidores da marca Rotary são, principalmente, seus associados, mas também os membros das comunidades a que a organização serve através da ação de seus clubes. Somos mais de 1,2 milhão de associados em todo o mundo. Por isso, precisamos manter sempre crescente (e com qualidade) o número de associados para que a nossa marca e a própria organização continuem vibrantes.

Outro item poderoso de que a marca Rotary dispõe para prosperar é o entusiasmo da maioria de seus associados. Eles vibram com a realização de projetos, praticam e propagam os valores que defendemos, são cidadãos exemplares em sua conduta, e estão disponíveis. Um item componente da forma de agir dos rotarianos, e portanto da marca Rotary, é a Prova Quádrupla.

Como um código de ética pessoal e profissional praticamente universal, ela representa uma das promessas de conduta dos rotarianos, caracterizando a marca Rotary.

Valor. A marca Rotary possui duas dimensões: a interna e a externa. A interna é aquela exercida e percebida pelos próprios associados. A externa é aquela avaliada pela comunidade. Para atuar nessas duas dimensões o Rotary conta com duas estruturas: o Rotary International, a organização propriamente dita; e a Fundação Rotária. Essas duas estruturas são, na verdade, uma só – e em uníssono atuam numa única direção e sentido. Isto tudo que comentamos depende de cada um. Nós somos a marca Rotary e a sua imagem.

Antonio Hallage, diretor 2009-11 do Rotary International.

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