segunda-feira, 22 de julho de 2013

Discurso de Posse do Rotary Club BH Liberdade 2013/2014 – Carolina Godoy Leite Villaça

Prezados
Presidente do Rotary Club Belo Horizonte Barro Preto, Adalberto
Ex-Presidente do Rotary Club Belo Horizonte Liberdade, Davidson Andreoni Rocha e sua esposa Cristina,

Primeiramente, gostaria de agradecer a presença de todos e, em especial, aos meus companheiros do Rotary Clube de Belo Horizonte - Liberdade que, certamente, promoverão o apoio e a colaboração necessários ao cumprimento desta nova missão.

Desde a sua criação em 23 de fevereiro de 1905, em Chicago, pelo advogado Paul Harris, o Rotary Internacional dedica-se à prestação de serviços humanitários. Hoje, engloba cerca de 34.000 Rotary Clubs espalhados por 215 países e áreas geográficas em todo o mundo.

O lema da organização é “"Dar de Si Antes de Pensar em Si", o que personifica o espírito humanitário de 1,2 milhão de rotarianos, que desfrutam o companheirismo entre si e participam de projetos exemplares de prestação de serviços comunitários e internacionais, os quais caracterizam o Rotary globalmente.

No Brasil, em 1922, com as comemorações dos 100 anos da Independência, Herbert Coates, então Secretário Geral do Rotary Club de Montevidéu, foi ao Rio de Janeiro e conseguiu despertar o interesse de 16 indivíduos, em sua maioria brasileiros, os quais, em 15 de dezembro de 1922, fundaram o primeiro Rotary Club do Brasil, que foi oficializado pelo Rotary Internacional somente em 28 de fevereiro de 1923, data de aniversário da organização no país.

Assim, o Rotary está no Brasil há 91 anos sempre com o Ideal de Servir. Hoje, apenas no Brasil, há 38 Distritos, com mais de 2.300 Rotary Clubs, dos quais fazem parte mais de 57.000 rotarianos.

A Fundação do Rotary Internacional teve seu início em 1917 e é a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo, promovendo a paz e a compreensão mundial.

Os programas humanitários da Fundação Rotária promovem a educação e o treinamento profissional, fornecem água potável, combatem a fome, trabalham para melhorar a saúde e o saneamento, e lutam para erradicar a pólio.

Com a dedicação dos seus voluntários, o Rotary conseguiu, em pouco mais de 20 anos, reduzir para apenas 4 o número de países que sofrem com a Polio e planeja a sua erradicação até 2018.

Em minha vida, os ideais do Rotary já se apresentaram na infância, por meio do exemplo e dedicação oferecidos por meus pais como rotarianos em Paracatu. Com a participação nas campanhas de vacinação, nas visitas à asilos municipais e no contato frequente com intercambistas, nasceu em mim o sonho de embarcar para uma das maiores aventuras da minha vida. Assim, em 2002, como intercambista no Canadá, eu sabia que um dia, eu iria integrar essa instituição.

Hoje, além de rotariana, torno-me presidente do Rotary Club de Belo Horizonte – Liberdade e comprometo-me a dedicar e a lutar pelo crescimento e intensificação dos projetos desenvolvidos pelo Rotary no mundo. A responsabilidade é grande e os desafios são muitos. Mas a certeza de que integro uma instituição séria e que há 106 faz o bem para o mundo me motivam e me instigam a viver Rotary e a mudar vidas.

Amparo-me, no cumprimento dessa missão, na valiosíssima e inestimável dedicação dos meus companheiros do Liberdade, que, com seus talentos e, é claro, muito suor, viabilizarão a continuidade e a intensificação dos projetos já iniciados no nosso clube.

Certamente, com o apoio de vocês, meus companheiros, doaremos mais materiais escolares para mais crianças carentes, do projeto futuro promissor; ampararemos mais instituições filantrópicas hipossuficientes, no projeto doando afeto; formaremos mais técnicos eletricistas e padronistas com o projeto Energia Social.

Além disso, a partir de agosto, mudaremos a vida de, pelo menos, mais 2 jovens intercambistas que, por meio do nosso clube, conhecerão a cultura brasileira e batalharão para o alcance da paz mundial.

Companheiros, sinto-me muito honrada por ter recebido a confiança de vocês para a execução de tão bela missão.

Obrigada,
Carolina Godoy Leite Villaça


Nenhum comentário:

Postar um comentário