quarta-feira, 31 de julho de 2013

Carta da nossa intercambista

Temos muito orgulho de apresentar a carta da nossa intercambista Carolina Souza Louback, que viajará este mês para a Dinamarca em intercâmbio de longa duração. Vocês podem observar que ela absorveu o espírito do intercâmbio, e, principalmente, o espírito do Rotary, o que nos dá a certeza que ela terá um ano de muito sucesso. Parabéns Carolina e parabéns ao pais Emerson e Marília! Obrigado pela mensagem e boa viagem.

Rotary Club de Belo Horizonte - Liberdade
________________________________________________________

Belo Horizonte, 27 de julho de 2013

Ao Rotary Club BH - Liberdade
                                                       
Queridos companheiros do Liberdade, 
                                   
Durante toda minha vida tive contato com o Rotary e com os intercâmbios que tiveram início na minha família com a irmã mais nova da minha avó e que tiveram continuidade para a geração do meu pai e dos meus tios, até chegar à minha geração. 

Apesar disso, o meu conhecimento sobre o que realmente era o Rotary só ficou mais apurado no início do meu próprio intercâmbio. Foi nesse momento também que eu pude compreender de verdade porque meu avô Eliseu se dedicava tanto a essa instituição. O Rotary não é só intercâmbio e o intercambista não é só intercambista. Acredito que esse programa de intercâmbio vai ser um marco na minha vida como foi para tantos outros antecedentes a mim. Um quebra de paradigmas, uma reconstrução de quem eu quero ser como profissional, pessoa e cidadã atuante. 

Mas mais do que isso, esse programa representa algo muito maior do que eu. Ele representa a união do contraste e de vidas tão distintas que, através do Rotary, são permitidas a se encontrar. Esse encontro nem sempre é suave, mas no final do período do programa todos os altos e baixos terão valido a pena. 

É muito especial isso que o Rotary faz e representa. Além de cada clube batalhar para melhorar sua própria comunidade e seu bem-estar ele possibilita que seu intercambista vivencie uma realidade diferente da nossa. Vocês depositam confiança em um jovem acreditando que ele vá levar com ele toda sua bagagem cultural brasileira e esclareça para outras pessoas do mundo do que é feito esse nosso Brasil, quem vive aqui, do que ele precisa para melhorar e o que o faz tão único. Em especial o Clube Liberdade, que expõe uma cara diferente entre outros clubes do nosso distrito 4760. As pessoas que fazem parte dele, em sua maioria, já fizeram intercâmbio, são jovens, cheios de energia e dispostos a fazerem de tudo para que esse Clube ofereça e exerça todas as coisas essenciais do Rotary. Me orgulho de fazer parte dele e de ter conhecido pessoas tão engajadas nas tarefas do Clube. 

Por isso, é com muita responsabilidade que aceito esse desafio de vos representar na Dinamarca. Desafio que em sua maior parte será muito prazerosa (vamos combinar!), mas que vai exigir de mim perseverança, curiosidade, interesse, persistência e bom humor para que no final de tudo eu tenha absorvido tudo que estava ao meu dispor. No final de tudo quero olhar para trás e me orgulhar da embaixadora que eu fui, da estudante que eu fui e pela forma como eu representei o Brasil como intercambista do Rotary. Sem vocês nada disso seria possível! Obrigada por terem me acolhido no seu clube e por terem acreditado na minha capacidade de realizar um bom intercâmbio. Muito obrigada por se empenharem tanto no que fazem e espero futuramente poder realizar o trabalho que vocês fazem aqui, como rotariana, dando continuidade ao trabalho esperançoso e entusiástico que o meu avô exercia.
Atenciosamente,
                                  
Carolina Souza Louback

Nenhum comentário:

Postar um comentário