quarta-feira, 31 de julho de 2013

Carta da nossa intercambista

Temos muito orgulho de apresentar a carta da nossa intercambista Carolina Souza Louback, que viajará este mês para a Dinamarca em intercâmbio de longa duração. Vocês podem observar que ela absorveu o espírito do intercâmbio, e, principalmente, o espírito do Rotary, o que nos dá a certeza que ela terá um ano de muito sucesso. Parabéns Carolina e parabéns ao pais Emerson e Marília! Obrigado pela mensagem e boa viagem.

Rotary Club de Belo Horizonte - Liberdade
________________________________________________________

Belo Horizonte, 27 de julho de 2013

Ao Rotary Club BH - Liberdade
                                                       
Queridos companheiros do Liberdade, 
                                   
Durante toda minha vida tive contato com o Rotary e com os intercâmbios que tiveram início na minha família com a irmã mais nova da minha avó e que tiveram continuidade para a geração do meu pai e dos meus tios, até chegar à minha geração. 

Apesar disso, o meu conhecimento sobre o que realmente era o Rotary só ficou mais apurado no início do meu próprio intercâmbio. Foi nesse momento também que eu pude compreender de verdade porque meu avô Eliseu se dedicava tanto a essa instituição. O Rotary não é só intercâmbio e o intercambista não é só intercambista. Acredito que esse programa de intercâmbio vai ser um marco na minha vida como foi para tantos outros antecedentes a mim. Um quebra de paradigmas, uma reconstrução de quem eu quero ser como profissional, pessoa e cidadã atuante. 

Mas mais do que isso, esse programa representa algo muito maior do que eu. Ele representa a união do contraste e de vidas tão distintas que, através do Rotary, são permitidas a se encontrar. Esse encontro nem sempre é suave, mas no final do período do programa todos os altos e baixos terão valido a pena. 

É muito especial isso que o Rotary faz e representa. Além de cada clube batalhar para melhorar sua própria comunidade e seu bem-estar ele possibilita que seu intercambista vivencie uma realidade diferente da nossa. Vocês depositam confiança em um jovem acreditando que ele vá levar com ele toda sua bagagem cultural brasileira e esclareça para outras pessoas do mundo do que é feito esse nosso Brasil, quem vive aqui, do que ele precisa para melhorar e o que o faz tão único. Em especial o Clube Liberdade, que expõe uma cara diferente entre outros clubes do nosso distrito 4760. As pessoas que fazem parte dele, em sua maioria, já fizeram intercâmbio, são jovens, cheios de energia e dispostos a fazerem de tudo para que esse Clube ofereça e exerça todas as coisas essenciais do Rotary. Me orgulho de fazer parte dele e de ter conhecido pessoas tão engajadas nas tarefas do Clube. 

Por isso, é com muita responsabilidade que aceito esse desafio de vos representar na Dinamarca. Desafio que em sua maior parte será muito prazerosa (vamos combinar!), mas que vai exigir de mim perseverança, curiosidade, interesse, persistência e bom humor para que no final de tudo eu tenha absorvido tudo que estava ao meu dispor. No final de tudo quero olhar para trás e me orgulhar da embaixadora que eu fui, da estudante que eu fui e pela forma como eu representei o Brasil como intercambista do Rotary. Sem vocês nada disso seria possível! Obrigada por terem me acolhido no seu clube e por terem acreditado na minha capacidade de realizar um bom intercâmbio. Muito obrigada por se empenharem tanto no que fazem e espero futuramente poder realizar o trabalho que vocês fazem aqui, como rotariana, dando continuidade ao trabalho esperançoso e entusiástico que o meu avô exercia.
Atenciosamente,
                                  
Carolina Souza Louback

sábado, 27 de julho de 2013

1ª Festiva Conjunta do Ano Rotário 2013-2014

Organizada pelo RC BH Barro Preto, tivemos no sábado, dia 27/07, a nossa 1ª Festiva deste ano rotário, que contou com vários clubes de BH, além da presença de representantes de outros distritos.


Mais fotos em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.149497388583070.1073741838.124532451079564&type=1 

Reunião especial em 27/07

Nesta reunião tivemos presenças ilustres e um reunião muito proveitosa. Tivemos a presença do presidente do Rotary Club de Juazeiro do Norte - Pe. Cícero/Ceará, Eduardo Teixeira; do companheiro do RC Contagem-Eldorado, Airton de Souza; e de nossas intercambistas Júlia, Carol e Bia.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Computadores doados para a Missão Ramacrisna

O Rotary Club de Belo Horizonte - Liberdade doou essa semana à Ramacrisna equipamentos de informática. As peças, após avaliação, serão reutilizadas no curso de Operador de Computador e Redes Locais nas modalidades de montagem e manutenção.



quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dia do Escritor

No dia do escritor, doe um livro ou "esqueça" em um lugar público como parque, praça e ponto de ônibus. Escreva uma mensagem para quem achar esse livro e transforme vidas incentivando a leitura #livro #leitura #DiadoEscritor

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Conselho Diretor e Comissões Administrativas 2013/2014

Conselho Diretor:
Presidente - Carolina Godoy Leite Villaça
Vice Presidente e Presidente Eleito - Paulo Emílio Martins Guimarães
Secretário - Solange Bottaro
2º Secretário - Roseana Guidi de Miranda
Tesoureiro - Davidson Andreoni Rocha
2º Tesoureiro - Roseana Guidi de Miranda
Protocolo - Sérgio Guimarães Villaça
2º Protocolo – Luisa Sales Cardoso Naves

Avenidas de Serviços:
Serviços Internos - Luisa Sales Cardoso Naves
Serviços Profissionais - Américo Amarante Neto
Serviços à Comunidade - Valério Regino Costa
Serviços Internacionais - Cristina Costa Godoy Leite
Serviços às Novas Gerações – Cristina Costa Godoy Leite

Comissões:
Administração: Solange Bottaro, Davidson Andreoni, Luisa Naves e Sérgio Villaça
Desenvolvimento do Quadro Associativo: Nelson Leite, Solange  Bottaro, Paulo Emílio
Imagem Pública: Luisa Naves, Leandro Maia e Sérgio Villaça
Projetos Humanitários: Américo Amarante, Carolina Villaça, Cristina Leite e Valério Costa
Fundação Rotária: Cristina Leite, Roseana Guidi e Nelson Leite
Planejamento Estratégico: Edgar Pereira e Glauciene Lopes

Instrutor do Clube: Nelson

Saiba mais sobre o Rotary
Artigo 8 - Avenidas de Serviços
As Avenidas de Serviços são a base filosófica e prática do trabalho deste Rotary Club. Elas são conhecidas como Serviços Internos, Serviços Profissionais, Serviços à Comunidade, Serviços Internacionais e Serviços às Novas Gerações. O clube será atuante nas Avenidas de Serviços.

Artigo 9 - Comissões
As comissões do clube são responsáveis por conduzir as metas estratégicas anuais e de longo prazo do clube. O presidente eleito, o presidente e o último ex-presidente colaborarão para garantir a liderança contínua no clube e o planejamento da escolha dos sucessores. Quando viável, os membros das comissões devem ser indicados para mandatos de três anos para assegurar a continuidade do trabalho. O presidente eleito é responsável pelo preenchimento de vagas nas comissões, indicação dos presidentes das comissões e realização de reuniões de planejamento antes da tomada de posse. Recomenda-se que todo presidente de comissão tenha experiência anterior como membro de comissão. As seguintes comissões permanentes devem ser indicadas:
  • Desenvolvimento do Quadro Associativo: Desenvolve e implementa plano abrangente para o recrutamento e retenção de associados;
  • Imagem Pública: Desenvolve e implementa planos para manter o público informado sobre o Rotary e promover atividades e projetos humanitários do clube;
  • Administração: Implementa atividades relacionadas à operação eficaz do clube;
  • Projetos Humanitários: Desenvolve e implementa atividades educacionais, humanitárias e relacionadas ao setor profissional que atendam a necessidades de comunidades locais e internacionais;
  • Fundação Rotária: Desenvolve e implementa planos para apoiar a Fundação Rotária por meio de contribuições financeiras e participação em programas da entidade.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Discurso de Posse do Rotary Club BH Liberdade 2013/2014 – Carolina Godoy Leite Villaça

Prezados
Presidente do Rotary Club Belo Horizonte Barro Preto, Adalberto
Ex-Presidente do Rotary Club Belo Horizonte Liberdade, Davidson Andreoni Rocha e sua esposa Cristina,

Primeiramente, gostaria de agradecer a presença de todos e, em especial, aos meus companheiros do Rotary Clube de Belo Horizonte - Liberdade que, certamente, promoverão o apoio e a colaboração necessários ao cumprimento desta nova missão.

Desde a sua criação em 23 de fevereiro de 1905, em Chicago, pelo advogado Paul Harris, o Rotary Internacional dedica-se à prestação de serviços humanitários. Hoje, engloba cerca de 34.000 Rotary Clubs espalhados por 215 países e áreas geográficas em todo o mundo.

O lema da organização é “"Dar de Si Antes de Pensar em Si", o que personifica o espírito humanitário de 1,2 milhão de rotarianos, que desfrutam o companheirismo entre si e participam de projetos exemplares de prestação de serviços comunitários e internacionais, os quais caracterizam o Rotary globalmente.

No Brasil, em 1922, com as comemorações dos 100 anos da Independência, Herbert Coates, então Secretário Geral do Rotary Club de Montevidéu, foi ao Rio de Janeiro e conseguiu despertar o interesse de 16 indivíduos, em sua maioria brasileiros, os quais, em 15 de dezembro de 1922, fundaram o primeiro Rotary Club do Brasil, que foi oficializado pelo Rotary Internacional somente em 28 de fevereiro de 1923, data de aniversário da organização no país.

Assim, o Rotary está no Brasil há 91 anos sempre com o Ideal de Servir. Hoje, apenas no Brasil, há 38 Distritos, com mais de 2.300 Rotary Clubs, dos quais fazem parte mais de 57.000 rotarianos.

A Fundação do Rotary Internacional teve seu início em 1917 e é a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo, promovendo a paz e a compreensão mundial.

Os programas humanitários da Fundação Rotária promovem a educação e o treinamento profissional, fornecem água potável, combatem a fome, trabalham para melhorar a saúde e o saneamento, e lutam para erradicar a pólio.

Com a dedicação dos seus voluntários, o Rotary conseguiu, em pouco mais de 20 anos, reduzir para apenas 4 o número de países que sofrem com a Polio e planeja a sua erradicação até 2018.

Em minha vida, os ideais do Rotary já se apresentaram na infância, por meio do exemplo e dedicação oferecidos por meus pais como rotarianos em Paracatu. Com a participação nas campanhas de vacinação, nas visitas à asilos municipais e no contato frequente com intercambistas, nasceu em mim o sonho de embarcar para uma das maiores aventuras da minha vida. Assim, em 2002, como intercambista no Canadá, eu sabia que um dia, eu iria integrar essa instituição.

Hoje, além de rotariana, torno-me presidente do Rotary Club de Belo Horizonte – Liberdade e comprometo-me a dedicar e a lutar pelo crescimento e intensificação dos projetos desenvolvidos pelo Rotary no mundo. A responsabilidade é grande e os desafios são muitos. Mas a certeza de que integro uma instituição séria e que há 106 faz o bem para o mundo me motivam e me instigam a viver Rotary e a mudar vidas.

Amparo-me, no cumprimento dessa missão, na valiosíssima e inestimável dedicação dos meus companheiros do Liberdade, que, com seus talentos e, é claro, muito suor, viabilizarão a continuidade e a intensificação dos projetos já iniciados no nosso clube.

Certamente, com o apoio de vocês, meus companheiros, doaremos mais materiais escolares para mais crianças carentes, do projeto futuro promissor; ampararemos mais instituições filantrópicas hipossuficientes, no projeto doando afeto; formaremos mais técnicos eletricistas e padronistas com o projeto Energia Social.

Além disso, a partir de agosto, mudaremos a vida de, pelo menos, mais 2 jovens intercambistas que, por meio do nosso clube, conhecerão a cultura brasileira e batalharão para o alcance da paz mundial.

Companheiros, sinto-me muito honrada por ter recebido a confiança de vocês para a execução de tão bela missão.

Obrigada,
Carolina Godoy Leite Villaça


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Festiva de posse nova Diretoria

A Festiva de posse da nova Diretoria do nosso clube aconteceu no último sábado, dia 13/07, e foi um verdadeiro sucesso! Parabenizamos a todos pela organização, empenho e participação no evento. Em especial ao Buffet Chris Rosa; à nossa nova presidente Carolina Godoy Leite Villaça e sua família; à Instituição Ramacrisna e à equipe do Antenados e Futurarte; e todos aqueles que ajudaram a fazer deste momento tão especial. Tivemos a presença de vários convidados e muitos companheiros de outros clubes, o que nos deixou muito felizes. Parabéns à nova presidente, à toda a nova Diretoria e ao nosso novo membro André Medina da Rocha! Vejam abaixo algumas fotos e em breve a cobertura completa feita pelos jovens da Ramacrisna.

 
 

 

 

 

 


Transformar vidas


Ron D. Burton, presidente 2013-14 do Rotary International
 
Este é um momento extremamente emocionante para ser rotariano. O atual ano rotário pode ser um dos melhores anos que já tivemos, mas depende de cada um de nós. Estamos escrevendo o último capítulo da nossa luta contra a pólio. Embora tenha sido uma jornada longa e difícil, aprendemos valiosas lições. Aprendemos que em grupo podemos mover montanhas, mudar a vida das pessoas para melhor e fazer a diferença no mundo. Talvez a maior lição aprendida tenha sido que, quanto mais desafiamos a nós mesmos, mais podemos alcançar.

Também estamos começando um novo capítulo na história da nossa Fundação Rotária. Temos o raro privilégio de lançar uma estrutura de subsídios inteiramente nova: o Visão de Futuro, que nos dará a chance de nos desafiarmos a fazer o máximo que pudermos com todos os nossos recursos. Imaginem quanto mais poderemos fazer com uma fundação mais forte, com clubes mais fortes compostos por rotarianos totalmente engajados no serviço rotário.

Temos de reconhecer de uma vez por todas que o nosso maior desafio não é trazer novos associados ao Rotary, mas, sim, transformar todos os associados em verdadeiros rotarianos. É hora de ajudarmos os associados a se engajarem no Rotary, fazendo com que percebam seu verdadeiro potencial e como podem mudar vidas. Precisamos ter certeza de que cada rotariano contribua ativamente, porque quando fazemos a diferença por meio do Rotary, ele assume um significado mais especial para nós.
É quando nos damos conta do que podemos conquistar com o Rotary, quando realmente o vivemos, que transformamos vidas. Mudamos a vida de pessoas que precisam de nós. Isso é inevitável. E ao longo do caminho, nossas vidas também se transformam. Isso é igualmente inevitável. Por isso, nosso lema para 2013-14 é “Viver Rotary, Transformar Vidas”.

Abramos os olhos para nosso potencial no Rotary. O Rotary possibilita que cheguemos mais alto, façamos mais e sejamos parte de algo maior do que nós mesmos. Não importa o quanto damos ao Rotary, recebemos mais de volta. E também isso é inevitável.

Em 2013-14, vamos transformar todo o nosso potencial em realidade. Tudo depende de nós. Podemos fazer isso se nos comprometermos com o serviço rotário, se participarmos, se nos mantivermos inspirados e lembrarmos todos os dias do presente que temos no Rotary. Juntos, iremos “Viver Rotary, Transformar Vidas”.

Fonte: Jornal O Tempo - http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/transformar-vidas-1.680801

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Poema sobre o Rotary Internacional


Conheçam o belo poema que o companheiro do nosso clube, Sérgio Villaça*, fez em homenagem ao Rotary Internacional. Reparem, na vertical, à esquerda, as palavras: "O Rotary Internacional".
O Rotary Internacional faz o bem:
R eúne inúmeros líderes no mundo.
O nde há uma criança ou neném,
T emos algum Rotary Club vacinando! 
A lém disso, ainda há vários Programas
R eafirmando a paz no mundo como essencial:
Y outh Exchange Program é uma das armas
I ncentivando o intercâmbio e a paz mundial!
N ão é à toa que o Rotary Internacional
T ambém estimula a Saúde e a Educação.
E sses são alguns dos pilares, afinal,
R eestruturantes de qualquer nação!  
N os focos de atencão e ajuda rotárias,
A inda há o micro-crédito financeiro:
C oncentra esforços nas causas agrárias,
I ncentivando a vida e o companheiro! 
O Rotary Internacional faz o que diz:
N ão mente nem inventa maledicências.
A ssim, zela pela ética e é feliz:
L ealdade e compromisso são referências!

*Sérgio Guimarães Villaça
Analista de Governança de T.I. - GASMIG
Membro do Rotary Club de Belo Horizonte - Liberdade
(www.facebook.com/rotaryclubbhliberdade)

quarta-feira, 10 de julho de 2013

O Distintivo do Rotary

Com o objetivo de divulgar o Rotary de forma poético e emotiva, postamos o poema sobre o nosso distintivo rotário, que foi enviado pelo companheiro Ney Ataide, do R. C. Montes Claros Leste, a pedido do Governador do Distrito 4760, William Ramos.


O  DISTINTIVO  DO  ROTARY
* Ney Ataide

O  Rotary  tem  o  seu  regimento,
Reconhecido a nível internacional,
Tem também o seu emblema provento,
Que  é  o  seu  distintivo  oficial.

Em  forma  de  roda  foi  oficializado,
Com engrenagens, raios, dentes e eixo,
A roda  dentada  tem  o tom dourado,
Com quatro espaços em azul no feixo.

Rotary e Internacional, são em dourado,
No  seu  centro  o  branco  está gravado,
Os vinte  e  quatro  dentes, quem  diria:
Representam vinte e quatro horas do dia.

Assim como a farda identifica o soldado,
O uso  do  hábito  personifica  o  monge,
O distintivo  do  Rotary  faz  destacado,
E reconhecido o companheiro de longe.

Com orgulho devemos o distintivo usar,
A  todo  instante, no  serviço  e  no lar;
Ele personifica o homem honrado e sério,
Em qualquer parte do nosso hemisfério.


* Advogado, Corretor de Imóveis, Avaliador Imobiliário e Rotariano.
(38) 3212.8383 / neyataide@viamoc.com.br - Montes Claros.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Convite para Festiva de Posse da Diretoria 2013-2014

No próximo sábado, dia 13, teremos a nossa Festiva de Posse da nova presidente, Carolina Godoy Leite Villaça, e do conselho Diretor da Gestão 2013-2014. Você também é o nosso convidado. Não deixe de participar!


domingo, 7 de julho de 2013

Doação de sangue

Neste sábado, dia 06/07, o Rotary Club de Belo Horizonte - Liberdade fez uma campanha para chamar mais voluntários para doação de sangue. Agradecemos a todos que foram ou tentaram fazer a doação. E você que não pode ir, participe também e faça a sua doação de segunda a sábado nos diferentes postos de doação de sua cidade.





Mas fique atento a algumas recomendações para que você possa doar:
- ter entre 16 e 67 anos e pesar no mínimo 50kg;
- não estar tomando remédio controlado;
- ter tomado vacina da gripe há mais de 1 mês;
- não estar gripado ou com outra doença temporária;
- ter feito tatuagem há mais de 1 ano;
- não ter tido hepatite, malária ou doenças infecciosas e transmissíveis;
- estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas antes da doação);
- não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Participe dessa campanha e divulgue essa ideia! Belo Horizonte só vacinou 81% das crianças, enquanto a meta era imunizar 95% das crianças de 5 meses a 6 anos. Ainda há muito trabalho a ser feito. Então, se você conhece algum pai de criança que ainda não vacinou, fale para ele levar seu filho ao posto mais próximo até o fim desta semana.