É muito mais fácil convencer alguém mostrando algo concreto em vez de argumentar sobre um fator invisível, como o amor, a vontade, a sutileza. A matemática, a física, a engenharia são ciências exatas onde as respostas são definitivas e não consideram o sentimento humano em suas conclusões, muito embora todas elas existam para melhorar as nossas vidas. É muito comum que grupos criem suas regras para minimizar os conflitos pessoais. Isso ocorre também no Rotary. Mas com o passar do tempo, muitas vezes não rever essas regras pode ser uma grande e perigosa armadilha para o futuro do clube. A flexibilidade e o fator humano, visando ao melhor relacionamento dos associados, devem prevalecer, respeitando sempre os valores do grupo.
Considero o conhecimento um dos fatores invisíveis fundamentais. Ele pode ser o da nossa organização, determinante para a tomada de decisões, mas pode ser também o individual, o patrimônio de cada companheiro. O conhecimento do que somos e o que fazemos em nosso clube será um fator fundamental para a fixação dos associados no Rotary. A visão de futuro é outro fator essencial. Já na adolescência pensamos em quem seremos e em como será o mundo quando nos tornarmos adultos. Como clube, esse exercício de pensamento é mais complexo, mas determinante para seu futuro. Um clube que conhece seus valores tem sua visão, missão e metas claras, agregará facilmente profissionais com o mesmo objetivo e será produtivo. Outro grande fator invisível é o interesse da participação familiar nas atividades do clube, por meio dos programas como o Rotaract e as Associações de Famílias.
Acrescento a inovação como outro fator. É fazer melhor, atendendo as expectativas das pessoas. Rever procedimentos, perceber novas tendências de comportamento e aplicá-las são atitudes determinantes para a adesão de novos associados e para motivar os atuais. Existem, ainda, mais fatores invisíveis, que podem ser percebidos por uma liderança motivada e sensível, convergindo os companheiros para um clube atual, dinâmico, forte e transformador de vida. É mais difícil enxergar o invisível, mas é a percepção dele que contribuirá para a visibilidade do seu clube.
Marcos Franco
Associado ao Rotary Club de Santos-Oeste – EGD 2010-11 Distrito 4420
Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/fortalecimento-dos-clubes-1.987306
Nenhum comentário:
Postar um comentário