segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Um projeto de imagem pública inédito no Brasil


Promover a imagem pública do Rotary pode ser algo relativamente simples, como usar o distintivo na lapela, ou tão complexo quanto organizar uma campanha publicitária. Ao aumentar a conscientização pública sobre o Rotary, nós aumentamos nossa capacidade de causar impacto positivo em comunidades locais bem como em todo o mundo. Existem várias maneiras de promover a nossa organização. Vamos falar de uma iniciativa inédita e bem simples que a Coordenação da Imagem Pública para o Brasil está implementando.

Neste ano rotário, nossa equipe, formada por mim e por seis assistentes que foram devidamente capacitados para desempenhar essa função, está trabalhando com o foco no fortalecimento do Rotary. Fomos a mais de 30 distritos para participar de seminários conjuntos nos quais foram tratados assuntos referentes à Fundação Rotária, desenvolvimento do Rotary e imagem pública, ressaltando a concepção de um só Rotary.

Também estamos com um projeto inédito: o Arrastão de Mídia, cujo objetivo é divulgar o Rotary e a campanha End Polio Now, além de aumentar as doações. Alguns distritos têm conseguido espaços na mídia de suas regiões com os anúncios com as celebridades brasileiras e mundiais que emprestaram voz e imagem ao Maior Comercial do Mundo – campanha publicitária online que conta com a participação de mais de 55 mil pessoas de diferentes países, incluindo centenas de figuras públicas que vão do fundador da Microsoft, Bill Gates, ao rapper sul-coreano Psy. No Brasil participaram Michel Teló, Thiago Lacerda, Isabelli Fontana, Renato Borghetti e, mais recentemente, Renato Aragão.

A metodologia é simples. Basta que o governador, o governador-assistente, o presidente da Comissão da Imagem Pública ou um rotariano que tenha relacionamento com a mídia estabeleça contato com os veículos regionais ou locais. O primeiro a participar da campanha foi o jornal Diário de Canoas, em Canoas, Rio Grande do Sul, que começou a veicular os anúncios com as celebridades. Em seguida, o jornal Espírito Santo de Fato, do município capixaba de Cachoeiro de Itapemirim, também aderiu. Nesses impressos, os anúncios têm sido publicados gratuitamente uma vez por semana, em diferentes formatos e tamanhos, chegando a meia página colorida.

Nesta etapa, estamos no período de divulgação do projeto, com a colaboração dos coordenadores-assistentes de Imagem Pública. Alguns indicadores de verificação foram estabelecidos, como tiragem, circulação, valor da mídia e quantidade. Posteriormente, iremos mensurar os resultados e reavaliar as estratégias utilizadas. A maior parte desse material será postada no site do Rotary International, podendo ser acessada em rotary.org/mediacenter.

Também trabalharemos outras maneiras de tornar rápido e simples o acesso de vocês a esse material.


Para mais informações detalhadas, não hesite em fazer contato direto comigo pelo e-mail denisesantoss@gmail.comou ou procure um dos assistentes de sua área.

Denise Vieira, coordenadora regional da Imagem Pública – RC de Cachoeiro de Itapemirim (ES) – Distrito 4410

Nenhum comentário:

Postar um comentário