quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Líderes falam sobre a nova identidade visual do Rotary



O sucesso de uma organização depende tanto do reconhecimento de sua marca quanto da qualidade de seus produtos. Empresas como Mercedez-Benz, Coca-Cola e LG são a prova disso. Afinal, quem não consegue identificar instantaneamente a estrela de três pontas da Mercedez, as cores vermelha e branca da Coca-Cola e a carinha sorridente da LG?

O propósito da Iniciativa para Fortalecer o Rotary foi o mesmo: fazer com que as pessoas reconheçam e entendam melhor a nossa Marca. Com um logo mais moderno e uma mensagem mais clara e uniforme para explicar quem somos e o que fazermos, contribuímos para o nosso futuro como uma das organizações humanitárias mais respeitadas e conhecidas do mundo.

Durante a Assembleia Internacional, realizada na semana passada em San Diego (EUA), a próxima turma de governadores de distrito viu materiais de treinamento, pôsteres, artes gráficas, fotos e mensagens com o nosso novo visual.

Cerca de 50% dos presentes disseram que seus distritos e clubes já começaram a adotar a nova identidade, e mostraram cartões de visita, folhetos e websites que exibem as novas cores e o logo revitalizado.

A Assembleia Internacional é a oportunidade ideal para ouvirmos o que nossos líderes distritais têm a dizer. Saiba o que eles acharam da nova identidade visual do Rotary.

O que vocês acharam do novo visual do Rotary?

Antonio Arroyo Reyes, Distrito 4060 (República Dominicana): Eu gostei das cores novas do logo e, sobretudo, do acréscimo da palavra "Rotary". Isso faz com que seja um logotipo de verdade e ajuda o público a fazer a associação entre a roda e nossa organização.

Jean-Eric Vigier, Distrito 1670 (França): Minha única insatisfação é o fato de que a nova identidade visual não reflete a internacionalidade do Rotary, já que a palavra "International" foi retirada.

Zenkyo Sasaki, Distrito 2670 (Japão): Eu gostei do visual moderno. No entanto, ele é diferente do emblema no distintivo de associado, o que pode se tornar um problema.

Vocês já começaram a usar a nova identidade visual nas peças de comunicação de seus clubes ou distritos?

Elizabeth Smith Yeats, Distrito 6400 (partes do Canadá e EUA): Eu consegui usar as frases com sucesso em todos os aspectos do meu clube e distrito. Vamos criar um artigo sobre o quadro associativo? Podemos usar "Junte-se a líderes". Queremos convidar as pessoas para um treinamento? "Troque ideias". Estamos planejando um projeto? "Entre em ação".

Jagdishbhai Patel, Distrito 3051 (Índia): Mudar é sempre bom. Eu estou feliz em ter um novo visual para o Rotary e vou incentivar todos os meus clubes a adotarem a nova versão. Assim, o Rotary na Índia terá um visual consistente em todo o país.

Haruo Watanabe, Distrito 2780 (Japão): Nós todos temos o emblema impresso em nossos cartões de visita. O emblema em amarelo e o azul é mais forte; se for apenas em amarelo não dá para enxergar muito bem de longe.

Quais as reações nos clubes?

Guillermo Soto Luzardo, Distrito 4380 (Venezuela): No GETS da Zona 21A, um especialista em imagem corporativa fez um workshop. No início a sala estava dividida, mas no final a maioria disse ter uma reação positiva quanto à nova identidade visual do Rotary.

Manuel Sánchez Recinas, Distrito 4160 (México): Tem sido muito difícil para os rotarianos do Distrito 4160 aceitar a mudança. Eles se identificam bastante com o antigo logo e as cores amarela e azul usadas anteriormente.

Jean-Paul Escolar, Distrito 1650 (França): No mundo dos negócios, as empresas mudam seus logos a cada cinco anos. Isso pode ser um pouco difícil de entender para os rotarianos que são médicos, advogados, etc. Outras pessoas reclamam que é uma iniciativa cara, mas não entendem os benefícios que ela terá a longo prazo.

Como uma identidade visual mais forte contribuirá para a imagem pública do Rotary?

Kenneth Dresser, Distrito 7680 (EUA): Os modelos disponíveis no Brand Center serão de grande valia na elaboração de press releases para a mídia local e nacional.

Smith Yeats: Grandes empresas atualizam a identidade visual de suas marcas periodicamente. Ao fazer isso, aumentamos nossa visibilidade junto aos jovens, que podiam achar que o visual anterior era de uma organização voltada apenas para seus pais.

Patrick Eakes, Distrito 7690 (EUA): Obrigado a todos que tiveram a ideia de tornar a nova identidade tão atraente. Nós podemos manter os Valores que já temos a 109 anos - que são a essência do Rotary - e, ao mesmo tempo, tornar a nossa Marca mais atraente para as pessoas que podem nos ajudar a mudar o mundo.

* Rotary News (Maureen Vaught)

Fonte: http://brasilrotario.com.br/?p=showConteudo&id=1650

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