quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Líderes falam sobre a nova identidade visual do Rotary



O sucesso de uma organização depende tanto do reconhecimento de sua marca quanto da qualidade de seus produtos. Empresas como Mercedez-Benz, Coca-Cola e LG são a prova disso. Afinal, quem não consegue identificar instantaneamente a estrela de três pontas da Mercedez, as cores vermelha e branca da Coca-Cola e a carinha sorridente da LG?

O propósito da Iniciativa para Fortalecer o Rotary foi o mesmo: fazer com que as pessoas reconheçam e entendam melhor a nossa Marca. Com um logo mais moderno e uma mensagem mais clara e uniforme para explicar quem somos e o que fazermos, contribuímos para o nosso futuro como uma das organizações humanitárias mais respeitadas e conhecidas do mundo.

Durante a Assembleia Internacional, realizada na semana passada em San Diego (EUA), a próxima turma de governadores de distrito viu materiais de treinamento, pôsteres, artes gráficas, fotos e mensagens com o nosso novo visual.

Cerca de 50% dos presentes disseram que seus distritos e clubes já começaram a adotar a nova identidade, e mostraram cartões de visita, folhetos e websites que exibem as novas cores e o logo revitalizado.

A Assembleia Internacional é a oportunidade ideal para ouvirmos o que nossos líderes distritais têm a dizer. Saiba o que eles acharam da nova identidade visual do Rotary.

O que vocês acharam do novo visual do Rotary?

Antonio Arroyo Reyes, Distrito 4060 (República Dominicana): Eu gostei das cores novas do logo e, sobretudo, do acréscimo da palavra "Rotary". Isso faz com que seja um logotipo de verdade e ajuda o público a fazer a associação entre a roda e nossa organização.

Jean-Eric Vigier, Distrito 1670 (França): Minha única insatisfação é o fato de que a nova identidade visual não reflete a internacionalidade do Rotary, já que a palavra "International" foi retirada.

Zenkyo Sasaki, Distrito 2670 (Japão): Eu gostei do visual moderno. No entanto, ele é diferente do emblema no distintivo de associado, o que pode se tornar um problema.

Vocês já começaram a usar a nova identidade visual nas peças de comunicação de seus clubes ou distritos?

Elizabeth Smith Yeats, Distrito 6400 (partes do Canadá e EUA): Eu consegui usar as frases com sucesso em todos os aspectos do meu clube e distrito. Vamos criar um artigo sobre o quadro associativo? Podemos usar "Junte-se a líderes". Queremos convidar as pessoas para um treinamento? "Troque ideias". Estamos planejando um projeto? "Entre em ação".

Jagdishbhai Patel, Distrito 3051 (Índia): Mudar é sempre bom. Eu estou feliz em ter um novo visual para o Rotary e vou incentivar todos os meus clubes a adotarem a nova versão. Assim, o Rotary na Índia terá um visual consistente em todo o país.

Haruo Watanabe, Distrito 2780 (Japão): Nós todos temos o emblema impresso em nossos cartões de visita. O emblema em amarelo e o azul é mais forte; se for apenas em amarelo não dá para enxergar muito bem de longe.

Quais as reações nos clubes?

Guillermo Soto Luzardo, Distrito 4380 (Venezuela): No GETS da Zona 21A, um especialista em imagem corporativa fez um workshop. No início a sala estava dividida, mas no final a maioria disse ter uma reação positiva quanto à nova identidade visual do Rotary.

Manuel Sánchez Recinas, Distrito 4160 (México): Tem sido muito difícil para os rotarianos do Distrito 4160 aceitar a mudança. Eles se identificam bastante com o antigo logo e as cores amarela e azul usadas anteriormente.

Jean-Paul Escolar, Distrito 1650 (França): No mundo dos negócios, as empresas mudam seus logos a cada cinco anos. Isso pode ser um pouco difícil de entender para os rotarianos que são médicos, advogados, etc. Outras pessoas reclamam que é uma iniciativa cara, mas não entendem os benefícios que ela terá a longo prazo.

Como uma identidade visual mais forte contribuirá para a imagem pública do Rotary?

Kenneth Dresser, Distrito 7680 (EUA): Os modelos disponíveis no Brand Center serão de grande valia na elaboração de press releases para a mídia local e nacional.

Smith Yeats: Grandes empresas atualizam a identidade visual de suas marcas periodicamente. Ao fazer isso, aumentamos nossa visibilidade junto aos jovens, que podiam achar que o visual anterior era de uma organização voltada apenas para seus pais.

Patrick Eakes, Distrito 7690 (EUA): Obrigado a todos que tiveram a ideia de tornar a nova identidade tão atraente. Nós podemos manter os Valores que já temos a 109 anos - que são a essência do Rotary - e, ao mesmo tempo, tornar a nossa Marca mais atraente para as pessoas que podem nos ajudar a mudar o mundo.

* Rotary News (Maureen Vaught)

Fonte: http://brasilrotario.com.br/?p=showConteudo&id=1650

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

JANEIRO: Mês da Conscientização Rotária


Janeiro é o mês da conscientização rotária. Precisamos trabalhar em duas frentes: na conscientização de nossos membros e na divulgação do rotary aos não rotarianos.

A conscientização rotária envolve vários aspectos fundamentais da nossa instituição: a arregimentação de novos membros; a freqüência às reuniões e eventos rotários; a administração do clube; a participação em projetos desenvolvidos pelo clube; e a ética, entre outros.

Conscientização dos nossos membros consiste em relembrarmos os conceitos e princípios do Rotary, as cinco avenidas de serviços, a prova quádrupla e o objetivo maior de promover a paz e a compreensão mundial. Precisamos estar cientes de que não podemos nos acomodar com o simples comparecimento à reuniões de companheirismo. Precisamos, sim, empenharmo-nos nas atividades rotárias e nos serviços à comunidade.

Por sua vez, a conscientização dos não rotarianos deve ser feita por nós, divulgando na nossa comunidade o que é o Rotary, qual sua importância e princípios. A melhor forma de divulgarmos o Rotary aos não rotarianos é através dos serviços que prestamos à comunidade. Mas também podemos divulgar através da mídia – jornais, revistas rotários, internet ou da comunidade. O importante é que ressaltemos sempre, os ideais rotários, e não somente eventos sociais.

Precisamos estar conscientes do que é Rotary para podermos Fortalecer Comunidades e Unir Continentes.

Fonte: http://rotaryclubdesantos.blogspot.com.br/2011/01/janeiro-mes-da-conscientizacao-rotaria.html

sábado, 25 de janeiro de 2014

Reunião de hoje - 25/01

A reunião de hoje foi bastante produtiva. Tivemos uma Assembleia na qual definimos nosso próximo vice-presidente e futuro presidente 2015/2016, Luisa Naves. Ela será a vice do nosso companheiro Paulo Emílio, que presidirá o clube no ano 2014/2015. Definimos também nossas próximas instituições que serão atendidas nesse semestre. Além disso, revisamos nossas metas e nosso planejamento estratégico. Muito bom, companheiros!


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Programa de Intercâmbio de Jovens - Distrito 4760

Conheça mais sobre o Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ) do Distrito 4760 do Rotary International. Um programa super organizado, com ótimos preços, orientação e acompanhamento constante dos intercambistas e suas famílias. Conheça mais assistindo este vídeo e acessando o site: www.intercambiorotary4760.com.

 

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Apoio ao Natal Beneficente do Brejo

O RC BH Liberdade doou no final do ano passado diversos brinquedos para o Natal Beneficente do Brejo, em Contagem. Nossa companheira Roseana esteve presente e ficou encantada com esse projeto, encabeçado por Adilson Lamonier há 18 anos, que atendeu cerca de 500 crianças da região. Confira a reportagem da Gazeta de Contagem. (clique para ampliar)





terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Belo-horizontina Nota Dez

Essa Belo-Horizontina nota 10 é um dos orgulhos do nosso clube! Nossa secretária Solange Bottaro saiu na Veja BH dessa semana, apresentando um pouco do seu trabalho na Instituição Ramacrisna, apoiada também pelo Rotary Club de Belo Horizonte - Liberdade. Leiam, curtam e compartilhem!

Fonte: http://vejabh.abril.com.br/edicoes/belo-horizontina-nota-dez-770708.shtml


"Escolhi não ter filhos biológicos, mas tenho milhares de filhos de criação" Solange Bottaro (à esq.), com Beatriz Cristina de Assis e Jefferson Gonçalves, alunos do projeto Antenados

Filha mais velha de uma conservadora família de origem italiana, Solange Bottaro precisou superar a desconfiança de seu rigoroso pai quando, aos 23 anos, decidiu trabalhar como voluntária social no Instituto Ramacrisna. Apesar do nome, semelhante ao do líder hindu Ramakrishna, a entidade não tem vínculo com nenhuma religião. Localizada na área rural de Betim, na região metropolitana, é uma instituição filantrópica que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. "O meu pai não entendia por que eu queria ir para o meio do mato tomar conta, de graça, dos filhos dos outros", lembra Solange. Na época, a belo-horizontina morava com os pais no boêmio bairro Santa Tereza e cursava o 2º ano de cinema na PUC Minas. Com o apoio da avó e da mãe, ela mudou-se para Betim. "Chorei muito quando deparei com as histórias de abandono das oitenta crianças que lá viviam", revela. Em 1973, o lugar funcionava apenas como um internato que recebia meninos rejeitados pela família. Determinada a melhorar a vida daqueles pequenos, ela passou seis meses ali. No período, não pôs os pés em Belo Horizonte nem uma vez sequer. "Foi uma internação voluntária", brinca.

Hoje vice-presidente da instituição, Solange é considerada uma das principais responsáveis pela transformação que se verificou por lá. O ambiente carregado de ódio e revolta deu lugar a uma atmosfera de harmonia, em que crianças e adolescentes compartilham o aprendizado. Entre os vários projetos que a gestora social criou, o maior xodó é o Antenados, que está prestes a completar sete anos. Por meio de oficinas de texto, foto e vídeo, o programa formou dezenas de jovens comunicadores. "É muito gratificante quando adolescentes que poderiam estar envolvidos com drogas saem do Antenados para a faculdade", diz, emocionada. Em quatro décadas de trabalho, Solange viu passar pelo Ramacrisna mais de 20 000 crianças. "Escolhi não ter filhos biológicos e fui marginalizada por isso", afirma. "Mas tenho milhares de filhos de criação."

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Dever no Rotary

Em janeiro, o Rotary dedicou suas atenções à Conscientização Rotária, propondo a todos nós uma reflexão sobre nossa organização e por que somos rotarianos. O Rotary International é hoje uma das cem maiores organizações mundiais de prestação de serviços de excelência. Com mais de 34 mil clubes, que se espalham por 205 países e regiões geográficas e reúnem 1,200 milhão de associados, representamos a diversidade profissional, exercendo os princípios éticos de responsabilidade, competência e humanismo na busca pela compreensão e pela paz mundial.

Considerando-se que a família rotária é composta por nossos familiares, que se associam às nossas causas e somam-se a interactianos, rotaractianos, participantes dos Ryla, intercambistas, bolsistas, simpatizantes e participantes de nossos projetos, podemos imaginar que somos mais de três milhões de pessoas fazendo parte desse movimento.

Por essa razão, podemos crer que somos uma força de primeira grandeza, colaborando com a dinâmica das mudanças necessárias à humanidade por meio de nossa representatividade com a comunidade mundial. Esses são os motivos do respeito que temos das autoridades constituídas em diversos níveis de governo e por instituições empresariais e profissionais.

Com a chegada de 2014, completamos a primeira metade deste ano rotário. É hora de avaliarmos nossas realizações e prospectar os próximos passos.

Em 2012, sacudimos a poeira e demos a volta por cima, afastando a possibilidade de redistritamento no Brasil e minimizando seus efeitos no Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador e Chile. Foi essa performance que impediu que a nossa “peteca caísse”. Mas precisamos estar atentos aos pagamentos das per capitas ao Rotary International. É necessário também que haja a manutenção do nosso quadro associativo e que não nos esqueçamos das contribuições à Fundação Rotária e à ABTRF por meio de nossa parceria com as Empresas Cidadãs e da conscientização de cada rotariano brasileiro a respeito do programa Todos os Rotarianos, Todos os Anos, contribuindo com US$ 100 dólares per capita.

José Antonio Figueiredo Antiório, diretor de RI 2011-13.

Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/dever-no-rotary-1.776009

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Um projeto de imagem pública inédito no Brasil


Promover a imagem pública do Rotary pode ser algo relativamente simples, como usar o distintivo na lapela, ou tão complexo quanto organizar uma campanha publicitária. Ao aumentar a conscientização pública sobre o Rotary, nós aumentamos nossa capacidade de causar impacto positivo em comunidades locais bem como em todo o mundo. Existem várias maneiras de promover a nossa organização. Vamos falar de uma iniciativa inédita e bem simples que a Coordenação da Imagem Pública para o Brasil está implementando.

Neste ano rotário, nossa equipe, formada por mim e por seis assistentes que foram devidamente capacitados para desempenhar essa função, está trabalhando com o foco no fortalecimento do Rotary. Fomos a mais de 30 distritos para participar de seminários conjuntos nos quais foram tratados assuntos referentes à Fundação Rotária, desenvolvimento do Rotary e imagem pública, ressaltando a concepção de um só Rotary.

Também estamos com um projeto inédito: o Arrastão de Mídia, cujo objetivo é divulgar o Rotary e a campanha End Polio Now, além de aumentar as doações. Alguns distritos têm conseguido espaços na mídia de suas regiões com os anúncios com as celebridades brasileiras e mundiais que emprestaram voz e imagem ao Maior Comercial do Mundo – campanha publicitária online que conta com a participação de mais de 55 mil pessoas de diferentes países, incluindo centenas de figuras públicas que vão do fundador da Microsoft, Bill Gates, ao rapper sul-coreano Psy. No Brasil participaram Michel Teló, Thiago Lacerda, Isabelli Fontana, Renato Borghetti e, mais recentemente, Renato Aragão.

A metodologia é simples. Basta que o governador, o governador-assistente, o presidente da Comissão da Imagem Pública ou um rotariano que tenha relacionamento com a mídia estabeleça contato com os veículos regionais ou locais. O primeiro a participar da campanha foi o jornal Diário de Canoas, em Canoas, Rio Grande do Sul, que começou a veicular os anúncios com as celebridades. Em seguida, o jornal Espírito Santo de Fato, do município capixaba de Cachoeiro de Itapemirim, também aderiu. Nesses impressos, os anúncios têm sido publicados gratuitamente uma vez por semana, em diferentes formatos e tamanhos, chegando a meia página colorida.

Nesta etapa, estamos no período de divulgação do projeto, com a colaboração dos coordenadores-assistentes de Imagem Pública. Alguns indicadores de verificação foram estabelecidos, como tiragem, circulação, valor da mídia e quantidade. Posteriormente, iremos mensurar os resultados e reavaliar as estratégias utilizadas. A maior parte desse material será postada no site do Rotary International, podendo ser acessada em rotary.org/mediacenter.

Também trabalharemos outras maneiras de tornar rápido e simples o acesso de vocês a esse material.


Para mais informações detalhadas, não hesite em fazer contato direto comigo pelo e-mail denisesantoss@gmail.comou ou procure um dos assistentes de sua área.

Denise Vieira, coordenadora regional da Imagem Pública – RC de Cachoeiro de Itapemirim (ES) – Distrito 4410

sábado, 11 de janeiro de 2014

Primeira reunião do ano

Hoje tivemos a nossa primeira reunião oficial do clube de 2014. Foi muito bom rever os nossos amigos depois de um recesso de fim de ano! E nesse encontro já ficamos conhecendo melhor a nossa indicada para o Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ) do Distrito 4760, para o ano que vem, a Mariana. Saiba mais sobre o PIJ acessando o site: www.intercambiorotary4760.com.


sábado, 4 de janeiro de 2014

Despedida da nossa querida australiana

No dia 04, fizemos um churrasco de despedida para a nossa querida e inesquecível intercambista australiana, Julia Bradfield. Um delicioso momento de reunir nossos companheiros, intercambistas e amigos. Agradecemos em especial aos nossos amigos Marília e o Emerson pela carinhosa acolhida e cuidado.