segunda-feira, 7 de abril de 2014

História dos clubes

Paul Percy Harris, fundador do Rotary, nasceu em 19 de abril de 1868, em Racine. Filho de George e Cornélia Bryan Harris, foi morar com os avós paternos aos 3 anos de idade. Em junho de 1891, Paul Harris formou em direito na Universidade de Lowa, onde teve o convívio com vários colegas vindo das fazendas. Ele procurou conhecer o jeito de ser das pessoas de todo o mundo. Após formado, dedicou cinco anos de seu trabalho em cidades de menor porte. Depois, em 1896, mudou- se para Chicago. O Rotary nasceu no início do século 20, em Chicago, cidade então dominada pela ignorância, egoísmo, crimes e vícios.

Em 1900, em uma noite após jantar em casa de amigo, Harris foi apresentado aos vizinhos e amigos de seu amigo e viu que as amizades existentes eram exclusivamente profissionais. Percebeu então que podia transformar alguns de seus clientes em verdadeiros amigos. Dedicou-se a um estudo analítico da “vida dos negócios” e resolveu fundar um clube de homens de negócios e profissionais para desenvolver relações de companheirismo e amizade. Convidou três de seus clientes: Gustavo Locher, engenheiro de minas, Hiran Shores, alfaiate, e Silvéster Schiele, comerciante de carvão, para com ele serem os fundadores do clube.

Decidiram que o quadro social do clube seria composto por uma pessoa de cada ramo de negócio ou profissão, evitando assim, concorrência entre os seus membros. Em 23 de fevereiro de 1905, realizaram a primeira reunião de instalação do Rotary Club de Chicago, sendo eleito para presidente Silvéster Schiele. Em 1907, Harris foi eleito presidente do Rotary Club de Chicago e sua principal meta era desenvolver o quadro social do clube. Ele estendeu o movimento rotário a outras cidades, dirigindo-o para a paz mundial. Clubes foram criados em diferentes cidades.

Em 1910, Harris casa-se com a escocesa Jean Thompson, companheira e amiga que o acompanhou e incentivou durante 37 anos de vida em comum. Naquele mesmo ano realizou-se a 1º Convenção de Rotary onde foi criada a Associação Nacional dos Rotary Clubs. Rotary torna-se internacional com a fundação do Rotary Clubs de Winnipeg Canadá. Em 1911 surgem os primeiros Rotary Clubes fora da América: Londres, Dublin e Belfast e é editado o primeiro número da Revista The -Rotarian, precursora da atual Revista Rotária.

Em 1912 a Associação Nacional dos Rotary Clubes passa a denominar-se Associação Internacional de Rotary Clubes, contando já com 50 clubes. São criados os primeiros Distritos regiões onde estão sediados determinados números de Rotary Clubes que são supervisionados por um Governador. Os limites dos distritos de Rotary não correspondem aos limites geográficos existentes. Um distrito pode abranger parte de um país ou estado, ou pode abranger parte de, dois ou mais países ou estados.

Será desmembrado sempre que o número de clubes atingir determinado limite. Em 1917, a associação passou a denominar-se Rotary Internacional. No Rio de Janeiro, teve uma história que começou a ser escrita nos anos de 1917, 1918, 1921, 1922 e só foi realmente fundado em 28 de fevereiro de 1923. Em 1924, nasce o Rotary Clube São Paulo. Em 1928, dia 13 de dezembro nasceu o Rotary Belo Horizonte. O Rotary hoje está presente em 219 países e regiões.

Raimundo de Souza Reis
Rotary C.B.H. Pampulha


Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/hist%C3%B3ria-dos-clubes-1.819726

Nenhum comentário:

Postar um comentário