terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Mantenha a simplicidade

Logo que me associei ao Rotary, em 1961, ouvia frequentemente dos líderes rotários: “Mantenha a simplicidade do Rotary”. De fato, aquela frase fazia parte do lema do Rotary Internacional (RI) em 1956-57! Entretanto, à medida que o Rotary cresceu em número de associados e em quantidade de programas nos últimos 50 anos, a simplicidade tornou-se mais difícil.

O plano estratégico do RI revisado para 2010-13 foi uma forma estimulante de manter a força e a vibração do Rotary no futuro. As três prioridades do plano são claras, e suas curtas postulações nos chamam a:
- apoiar e também fortalecer todos os nossos clubes;
- concentrar e intensificar o nosso serviço humanitário;
- e fortalecer a nossa imagem pública.

Trata-se de um verdadeiro plano estratégico, porque cada uma das três prioridades inclui uma lista de metas mensuráveis e um cartão de pontuação para acompanhar o progresso de todos os objetivos. Estamos realinhando o orçamento do RI para refletir as novas prioridades e tentamos também equilibrar as metas em todas as nossas atividades. Até mesmo as sessões temáticas na convenção, em Nova Orleans, serão equilibradas entre as três prioridades. O novo plano, com a formulação de metas simples, não será deixado para acumular poeira nas prateleiras das estantes!

Deve-se notar a interdependência entre as três prioridades. Temos constatado, por muitos anos, que o Rotary não pode fornecer projetos de serviços exemplares sem contar com clubes fortes, e que os clubes não podem recrutar e reter associados de grande qualidade sem a existência de projetos de serviços significativos. A terceira prioridade agora reconhece que no mundo moderno o Rotary precisa do apoio das nossas comunidades, de organizações parceiras e, algumas vezes, também de governos, para conduzir projetos maiores de serviços – que, por sua vez, vão resultar na criação de clubes mais fortes.

O Rotary se mantém no cenário mundial graças ao Polio Plus. Mas somos ainda organizações de grupos de base, e a nossa força depende da saúde dos nossos clubes. As três prioridades do plano estratégico lembram que o sucesso do Rotary se baseia em uma fórmula simples de clubes fortes, com projetos de serviços significativos e uma imagem pública favorável. Graças a Paul Harris e a outros rotarianos pioneiros, essa é uma fórmula simples, que produz resultados extraordinários – e um mundo ainda melhor!

Ray Klinginsmith, presidente do RI 2010-11

Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/mantenha-a-simplicidade-1.790223

Nenhum comentário:

Postar um comentário