segunda-feira, 4 de novembro de 2013

“Todos os Rotarianos, Todos os Anos”

Como novembro é o mês da Fundação Rotária, é sempre bom lembrarmos que ela existe para fazer o bem. Por não ser uma entidade filantrópica, o Rotary International usa a Fundação Rotária para implementar projetos humanitários de combate à pobreza e à fome, de melhoria das condições de saúde e educação, e de proteção ao meio ambiente. Fundada em 1917 por Arch Klump, a Fundação Rotária é o braço financeiro do Rotary.

Apesar da insistência e do já histórico pedido de contribuições à Fundação Rotária, a decisão é de cada um de nós, sócios dos nossos Rotary Clubes, e é totalmente voluntária. Ninguém no Rotary obriga alguém a contribuir com qualquer valor para a Fundação Rotária.

O convite “Todos os Rotarianos, Todos os Anos” é um simples slogan, um lembrete, uma maneira de motivar os rotarianos e rotarianas do mundo a contribuir. Seria interessante cada distrito motivar os clubes, de forma uniforme e mínima, a contribuir para a Fundação Rotária.

Sabemos que no Rotary temos companheiros de todos os níveis econômicos. Muitos poderão alegar que os custos do Rotary já são demasiadamente elevados, e mais esse encargo seria contraproducente, porque aumentaria a evasão em nossos clubes.

Os reais e obrigatórios custos de afiliação ao Rotary são: per capita do Rotary International, per capita distrital e assinatura da revista “Brasil Rotário”. Todos os demais custos variam conforme as necessidades e decisões dos clubes. 

De acordo com os níveis de contribuição, o retorno por meio da elaboração de projetos autossustentáveis poderá beneficiar mais ou menos as nossas comunidades. Os nossos projetos não podem ser simples doações perdidas.

Esperamos que a boa vontade, o bom senso e o desprendimento por parte dos companheiros os sensibilizem, de maneira que possamos, sem sacrifícios maiores, oferecer a nossa contribuição pessoal à Fundação Rotária.

É fundamental que o amor do rotariano pela nossa fundação possa materializar-se por meio de doações individuais generosas. A realização de projetos relevantes, que venham a resolver definitivamente alguma necessidade das nossas comunidades, será o complemento.

Seja um doador consciente.

Airton Rigoni, Rotary Club de Foz do Iguaçu-Ponte, (Distrito 4.640). 
Extraído da “Brasil Rotário” 
Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/todos-os-rotarianos-todos-os-anos-1.741049

Nenhum comentário:

Postar um comentário