segunda-feira, 29 de junho de 2015

Quebra-cabeça do sucesso


Ao fim deste ano rotário, perguntamos qual é o elemento mais importante de imagem pública do Rotary? Nosso logotipo? Nome? Presidente? Por que? Diríamos que memorabilidade gera sucesso. Ser reconhecido como instituição de prestígio leva tempo. O logotipo, as histórias e cada rotariano são peças do quebra-cabeça desse reconhecimento. É difícil dizer qual fator é o mais importante, mas a divulgação é a chave. Equipe é fundamental, porque o presidente não tem condições de fazer tudo. A atuação dos rotarianos comprometidos e talentosos une o Rotary.

Revitalizar as artes gráficas faz parte do fortalecimento da imagem, já que os elementos utilizados na comunicação visual criam o relacionamento emocional e a conexão com o público.

Recentemente, foram lançados os novos logotipos para Rotaract, Interact, Ryla e o Intercâmbio de Jovens com vistas a alinhá-los à identidade visual do Rotary, tornar a organização mais coesa e contribuir para que nossos materiais promocionais sejam mais atraentes.

A roda do Rotary é o elemento gráfico que identifica nossa organização. Logo, este não deve ser modificado, obstruído ou reproduzido de forma incorreta. Ao estabelecer parcerias com outras organizações, deve-se certificar que nossa identidade visual mostre claramente a conexão do clube e do distrito com o projeto. Acesse a área Brand Center no site do Rotary International (www.rotary.org/brandcenter). Ela contém anúncios que podem ser usados na mídia impressa, no rádio e em outros veículos.

Aos líderes de 2015-16, convidamos a utilizar os recursos para suprir os pontos fracos detectados no uso da identidade visual ou complementar os pontos fortes. Atualizar nossos websites, boletins e redes sociais fortalece a imagem do Rotary.

Ernoe Eger e Vera Canto Bertagnoli, coordenadores regionais da Imagem Pública para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.

Hoje às 20h, no Museu Inimá de Paula – BH, o presidente Paulo Ramiz Lasmar 2014-2015 passará a presidência do Rotary Club de Belo Horizonte Oeste ao companheiro Carlos Mário de Moraes.

A coluna é todos nós, envie seu artigo para a “Coluna Rotary” às segundas-feiras, para rotaryoeste4760@yahoo.com.br.

Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/quebra-cabe%C3%A7a-do-sucesso-1.1061420

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Companheiro rotariano

Quando iniciei a presidência neste ano rotário, meu desejo era que cada um de nós fizesse o Rotary brilhar. Eu queria que compartilhássemos com o mundo as amizades e experiências maravilhosas do Rotary, mostrando como a organização transforma e enriquece nossa vida. Eu tinha certeza de que contar aos outros sobre o Rotary nos ajudaria a aumentar o quadro associativo, construir clubes mais fortes e melhorar nossa capacidade de ajudar os necessitados.

Com o fim de 2014-15, sinto-me honrado com a resposta dos rotarianos ao meu pedido e serei eternamente grato por terem aceitado o desafio. Vocês atenderam meu chamado, realizando muitos Dias do Rotary, levando a organização adiante com novos associados e clubes e se superando em contribuições.

O lema para meu ano na presidência foi inspirado pelas palavras de Confúcio: “É melhor acender uma única vela do que ficar reclamando da escuridão”. Neste ano, mais de 1,2 milhão de rotarianos, junto com interactianos, rotaractianos, participantes do Intercâmbio de Jovens e bolsistas Rotary pela Paz, acenderam suas velas em milhares de comunidades. As chamas que acendemos criaram um brilho ainda mais intenso que reluz em todo o mundo. Agradeço a todos vocês pela oportunidade de servir na presidência e pelo trabalho e dedicação dos nossos voluntários e funcionários. Eu tinha grandes expectativas e elas foram atendidas.

Sou muito grato pelos amigos que fiz durante este ano rotário e pelos lugares maravilhosos que conheci. Sempre lembrarei, com muito carinho, de desfilar no carro alegórico da Parada das Rosas, de ver as crianças se divertirem ao assistir os percussionistas japoneses no Dia do Rotary em nossa sede mundial, em Evanston, e de pedalar à noite na cidade de Colombo, no Sri Lanka, durante o evento que celebrou o fim da pólio no país.

Vi uma energia nova e senti um renovado entusiasmo no Rotary. Mais mulheres e jovens passaram a fazer parte dos nossos clubes, inclusive minha mulher, Corinna, e nossos três filhos. Espero que no próximo ano vocês continuem o belo trabalho de fazer o Rotary brilhar.

Gary C.K. Huang, presidente 2014-15 do Rotary International

Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/companheiro-rotariano-1.1058104

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Gratidão

Em 30 de junho de 2015, terei cumprido minha função como diretora 2013-2015 do conselho diretor do Rotary International. Portanto, este é o momento de agradecer a todos vocês pelo apoio dado ao trabalho desenvolvido nesse período frutífero, que é apenas um momento fugaz na vida de uma instituição como o Rotary, mas que em minha vida deixou marcas indeléveis.

Nesse período tive a honra de representar a ação e a visão de 100 mil rotarianos em nossa América Latina, espalhados por 78 distritos rotários situados em 21 países, que voluntariamente servem suas comunidades e trabalham pela paz. Fui diretora do Rotary International com dois grandes presidentes: Ron Burton e Gary Huang. A este último desejo agradecer pela confiança de me nomear vice-presidente do Rotary International e conduzir as reuniões diretivas. Tratou-se de um processo enriquecedor, e, como sempre, dei o melhor de mim para honrar o privilégio que me foi conferido.

Vou bastante satisfeita com os resultados que alcançamos. Eles são consequência das decisões que tomamos no conselho diretor e do trabalho dos rotarianos que as apoiaram, trabalhando em cada clube, cada distrito e cada zona rotária para torná-las realidade.

Ficarão na memória as cinco conferências presidenciais realizadas com sucesso, a inesquecível Conferência Presidencial para as Novas Gerações, as inovadoras capacitações para representantes de distrito eleitos do Rotaract e as seis capacitações para coordenações e equipes regionais, as quais eu mesma convoquei nas três zonas rotárias.

Ao fazer este agradecimento, não posso deixar de reconhecer o trabalho realizado pelos organizadores dos dois institutos Rotary do Brasil: o chairman do Instituto Eduardo de Barros Pimentel, realizado em Foz do Iguaçu (PR), o ex-governador distrital Maurício Alves, e toda a sua equipe, assim como a chairman do Instituto de Natal (RN), a ex-governadora distrital Tereza Neuma de Castro Dantas, e todos os seus colaboradores.

Celia Giay, diretora 2013-2015 e vice-presidente do Rotary International.

Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/gratid%C3%A3o-1.1055088

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Friendship Exchange

No último dia 29 de maio, um grupo de dez canadenses, membros do Rotary Club Calgary West, esteve em Betim visitando a sede da Instituição Ramacrisna, localizada no bairro Marimbá. Eles vieram acompanhados por membros do Rotary Club BH Liberdade, por meio do projeto Intercâmbio da Amizade. O grupo conheceu de perto os projetos desenvolvidos na instituição. Além de interagirem com os alunos, na ocasião, eles plantaram uma árvore, que ficará como lembrança da visita.


Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/social-i/curtas-e-finas-1.1053775

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Laços de amizade

Caros companheiros rotarianos, o Rotary nos oferece a oportunidade de formar laços de amizade com pessoas do mundo inteiro. Anualmente, em nossa Convenção Internacional, encontramos amigos para programar atividades e também nos divertir.

Não consigo pensar em maneira melhor de celebrar o ano rotário 2014-15 do que fazendo o Rotary brilhar na nossa 106ª Convenção, em São Paulo. Aproveite o preço promocional de inscrição, e garanta seu lugar nesta festa.

A convenção começa no sábado, 6 de junho, e depois da cerimônia de abertura iremos ao sambódromo para um Carnaval fora de época, com direito a Escola de Samba! Mesmo se achar que não tem samba no pé, você irá dançar e aproveitar cada minuto da folia. O desfile terá as fantasias coloridas e toda a pompa de costume, acompanhado de samba enredo. Teremos também comidas e bebidas durante a festa, pois ninguém é de ferro.

Na segunda-feira será a vez de Ivete Sangalo fazer as pessoas dançarem e pularem. Os participantes do nosso grande evento também poderão se deliciar com os vários sabores da capital gastronômica da América Latina, com direito a descontos em diversos estabelecimentos. São mais de 30 mil restaurantes e bares a escolher. O acesso a alguns pontos turísticos, como o Museu do Futebol, será gratuito mediante apresentação do crachá da convenção.

Como você sabe, o Brasil reflete a diversidade do Rotary. Os paulistanos criaram uma cultura vibrante, formada pela contribuição de pessoas de todos os lugares do país e do globo. Um dos destaques de qualquer das nossas convenções é a Noite da Hospitalidade, e em São Paulo isso não será diferente. Aproveite para desfrutar da companhia dos rotarianos de São Paulo na segunda-feira à noite. Mas atenção: faça sua reserva com antecedência, já que temos limite quanto ao número de participantes.

No Rotary, a prestação de serviços e a amizade caminham lado a lado. Ponha o trabalho e a amizade verdadeira em primeiro lugar, e inscreva-se já.

Gary C.K. Huang, presidente 2014-15 do Rotary International

Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/la%C3%A7os-de-amizade-1.1048287