segunda-feira, 9 de março de 2015

Treinamento é vital para ordem


Em fevereiro, abordamos os Seminários de Treinamento de Presidentes Eleitos (Pets), Seminários de Treinamento de Governadores Eleitos (Gats), assembleias e treinamentos de equipes distritais. No mês passado, os governadores eleitos 2015/16 de todo o mundo se encontraram em San Diego (EUA) para a Assembleia Internacional. Lá, receberam treinamento e orientações sobre o Rotary e a nossa Fundação Rotária. Ao voltar, a missão desses líderes é repassar essas informações e multiplicar a motivação em seus distritos.

E aí se seguem os treinamentos locais, que muitas vezes não são levados a sério pelos rotarianos. Se aceitar um cargo, assuma-o com responsabilidade e dignidade, pois você foi escolhido por outros líderes com o seu próprio consentimento. A realização de um mau trabalho não será justa com você mesmo, seus companheiros, sua comunidade e nossa organização.

Quantos presidentes e secretários de clube não participam do Pets, o mais importante treinamento para exercer tais cargos? Não participar revela a primeira crise que sofremos atualmente: a falta de compromisso. É o caso em que se deseja o cargo, mas não se faz por onde para exercê-lo de forma adequada. Com a falta das devidas orientações, chega-se então a uma segunda crise: a informalidade no Rotary. A nossa organização é formal e não combina em nada com a informalidade. Quantas vezes testemunhamos presidentes e secretários procurando recriar soluções que já estão formatadas no Manual de Procedimentos do Rotary International. Isso vale para todos os cargos.

Queremos agradecer aos presidentes de clube e governadores de distrito deste ano rotário, que nos ajudaram muito em nossa missão de manter os clubes, pagando as per capitas do Rotary International. A partir do ano passado, tivemos uma redução de 90% de clubes fechados em 1º de janeiro por falta de pagamento. Para se ter uma ideia, a zona 22B teve 26 Rotary Clubs fechados em 1º de janeiro de 2014 por falta de pagamento. Em 1º de janeiro deste ano, foram apenas quatro.

*Altimar Augusto Fernandes e Antonio Henrique de Vasconcelos, coordenadores do Rotary – zonas 22A e 23A, e para a Zona 22B.

Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/treinamento-%C3%A9-vital-para-ordem-1.1005684

Nenhum comentário:

Postar um comentário