sábado, 28 de março de 2015

Palestra sobre o Estudo da Dor

Neste sábado, tivemos a presença do Dr. Carvalhaes em nosso clube falando sobre o estudo da dor.

O Dr. Geraldo Eugênio Richard Carvalhaes é Anestesiologista com formação em Clínica de Dor no Walton hospital - Liverpoll, membro fundador da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor, fundador e primeiro presidente da Sociedade Mineira para o Estudo da Dor e é médico clínico da Clínica de Dor.




sábado, 21 de março de 2015

Candidato ao intercâmbio

Hoje conhecemos o Lucas, nosso próximo indicado para o Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ) do Distrito 4760. Depois de conhecer amigos intercambistas e sua família acompanhar outras famílias que participaram do PIJ, Lucas decidiu q era esse o programa de intercâmbio que ele queria fazer. Boa sorte!


Posse de novos membros

Hoje tivemos a posse dos nossos novos companheiros Eduardo e Ariane Raposo. É um orgulho para nosso clube ter companheiros tão comprometidos com Rotary!







quinta-feira, 19 de março de 2015

Ramacrisna cria biblioteca sustentável

Parabéns aos nossos parceiros da Instituição Ramacrisna, pela inauguração de uma biblioteca sustentável! Educação, leitura, cidadania e sustentabilidade juntos.

Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/zona-rural-de-mg-ganha-biblioteca-sustentavel


A Biblioteca Prof. Arlindo Corrêa da Silva, única biblioteca da zona rural de Betim (MG), foi inteiramente renovado utilizando mobiliários sustentáveis. Localizado em, na Instituição Social Ramacrisna, o projeto foi selecionado e patrocinado por meio de edital da Fundação Biblioteca Nacional, ligada ao Ministério da Cultura e ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Foto: Instituto Ramacrisna/Divulgação
"A proposta de dar cara nova para a biblioteca é dar o exemplo para os frequentadores da importância da sustentabilidade. Mais do que um espaço de ler, queremos que o público aprenda em um ambiente que o inspire a ser sustentável", diz Luciana Leite - analista de projetos da Ramacrisna.

Foto: Instituto Ramacrisna/Divulgação
Além do mobiliário sustentável, feito com pallets de madeira doados pela Toshiba, todo o espaço foi customizado pelas crianças, jovens e pelas mulheres da Cooperativa Futurarte. As crianças do Centro de Apoio Educacional Ramacrisna - CAER fizeram desenhos reutilizando papéis, o grupo de jovens Antenados customizou armários e prateleiras reaproveitando revistinhas em quadrinho e as cooperadas da Futurarte reaproveitaram sobras de tecidos utilizados na produção. O intuito é deixar o espaço mais alegre, colorido, sustentável e com a cara do público que o frequenta.

Foto: Felipe Abras/Divulgação
"Um artista plástico de BH fez um grafite de um céu com livros, como se fossem pássaros. Acho que representa bem o nosso objetivo. O livro é a imaginação do leitor. Queremos que tudo fique harmônico para fomentar a imaginação e a leitura do nosso público", conta Luciana Leite.

Foto: Felipe Abras/Divulgação
A Biblioteca Prof. Arlindo Corrêa da Silva, com 194 m², possui acervo de literatura infanto-juvenil e adulto de cinco mil livros e faz parte da Rede de Bibliotecas Públicas de Betim e do Polo de Leitura Ler e Ler.

Foto: Felipe Abras/Divulgação

terça-feira, 17 de março de 2015

Comunicação para o Terceiro Setor

Temos muito orgulho de nossa companheira Solange Bottaro, vice-presidente da Instituição Ramacrisna, que foi entrevistada pelo Jornal Hoje em Dia esta semana. Ela foi destaque na página de Comunicação e Marketing do Guilherme Guerra. Solange falou como a comunicação tem contribuído para fortalecer a instituição no mercado mineiro. Confira a entrevista em: http://assets.izap.com.br/www.minasmarca.com/uploads/noticias/anexo/Hoje_em_Dia_-_Ramacrisna_-_16-03-15.pdf


Posse de novos membros

No próximo sábado, dia 21/03, às 10h, teremos a posse de dois novos companheiros, Eduardo Raposo e Ariane Raposo.

Ambos já são rotarianos e devido a problemas com horários e disponibilidade tiveram que sair de seus clubes originais. O casal será muito bem acolhidos pelo Rotary Club BH Liberdade, o único clube do Distrito 4760 que se reúne em horário alternativo, aos sábados, 10h, na Rua Rio Casca, 387, bairro Carlos Prates (quase esquina com Rua Pe. Eustáquio).


Se você também tem dificuldades de participar de encontros durante a semana, venha conhecer o RC BH Liberdade. Dúvidas: rc.bh.liberdade@gmail.com.

terça-feira, 10 de março de 2015

Homenagem às mulheres

No dia 8 de Março comemoramos o Dia Nacional das Mulheres e o Rotary Club BH Liberdade participou em peso da ação dos RCs de BH em homenagem às mulheres na Praça da Liberdade. Foram 600 rosas distribuídas com folders explicativos apresentando a instituição para aqueles que ainda não conhecem o Rotary. Obrigado a todos pela participação!





segunda-feira, 9 de março de 2015

Treinamento é vital para ordem


Em fevereiro, abordamos os Seminários de Treinamento de Presidentes Eleitos (Pets), Seminários de Treinamento de Governadores Eleitos (Gats), assembleias e treinamentos de equipes distritais. No mês passado, os governadores eleitos 2015/16 de todo o mundo se encontraram em San Diego (EUA) para a Assembleia Internacional. Lá, receberam treinamento e orientações sobre o Rotary e a nossa Fundação Rotária. Ao voltar, a missão desses líderes é repassar essas informações e multiplicar a motivação em seus distritos.

E aí se seguem os treinamentos locais, que muitas vezes não são levados a sério pelos rotarianos. Se aceitar um cargo, assuma-o com responsabilidade e dignidade, pois você foi escolhido por outros líderes com o seu próprio consentimento. A realização de um mau trabalho não será justa com você mesmo, seus companheiros, sua comunidade e nossa organização.

Quantos presidentes e secretários de clube não participam do Pets, o mais importante treinamento para exercer tais cargos? Não participar revela a primeira crise que sofremos atualmente: a falta de compromisso. É o caso em que se deseja o cargo, mas não se faz por onde para exercê-lo de forma adequada. Com a falta das devidas orientações, chega-se então a uma segunda crise: a informalidade no Rotary. A nossa organização é formal e não combina em nada com a informalidade. Quantas vezes testemunhamos presidentes e secretários procurando recriar soluções que já estão formatadas no Manual de Procedimentos do Rotary International. Isso vale para todos os cargos.

Queremos agradecer aos presidentes de clube e governadores de distrito deste ano rotário, que nos ajudaram muito em nossa missão de manter os clubes, pagando as per capitas do Rotary International. A partir do ano passado, tivemos uma redução de 90% de clubes fechados em 1º de janeiro por falta de pagamento. Para se ter uma ideia, a zona 22B teve 26 Rotary Clubs fechados em 1º de janeiro de 2014 por falta de pagamento. Em 1º de janeiro deste ano, foram apenas quatro.

*Altimar Augusto Fernandes e Antonio Henrique de Vasconcelos, coordenadores do Rotary – zonas 22A e 23A, e para a Zona 22B.

Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/treinamento-%C3%A9-vital-para-ordem-1.1005684

segunda-feira, 2 de março de 2015

110 anos de serviço



“Uma coisa é continuar a história, outra é repeti-la.” Jacinto Benavente

A comemoração do aniversário do Rotary em 23 de fevereiro reuniu rotarianos, clubes e distritos para celebrar a rica trajetória da mais antiga organização mundial de serviços. Uma história que já permitiu levar projetos de ajuda e progresso, bem como mensagens e ações de paz a mais de 200 países e regiões geográficas do todo. O Rotary é uma formidável fundação investindo milhões de dólares em projetos humanitários, com milhares de jovens recebendo bolsas de estudo para melhorar a vida, programas de intercâmbio com grandes benefícios comunitários, uma campanha global para erradicar a poliomielite e milhões de integrantes da família rotária elevando a qualidade de vida das pessoas. Por isso, fevereiro é o momento propício para difundir a vocação pacífica do Rotary – presente em cada uma das atividades e projetos que realizamos e que promove, sem fronteira geográfica, o ideal transmitido por Paul Harris. O pensador argentino José Ingenieros declarou: “Quando ouvimos a voz do coração, pátria é a Terra; quando prevalece o interesse político, pátria é o Estado; mas quando o ideal fala, pátria é toda a humanidade”. Por isso, a cada dia os rotarianos trabalham para construir a paz.

Nosso presidente Gary Huang ressaltou que “em tempos de mudança, há que se construir moinhos de vento, não muros”. Portanto, colaboremos para que nosso Rotary Club possa transitar o caminho que o levará daquilo que é para o que deve ser, despertando o compromisso de aumentar o quadro associativo, empreender novos projetos de serviço, ampliar a visibilidade da Fundação Rotária e construir uma forte imagem do Rotary.

Estou convencida de que para que o Rotary sobreviva com mais vigor, ele deve ser uma organização de qualidade, com líderes que tenham altos parâmetros éticos e um grande espírito de serviço para motivar por meio do exemplo. Melhores líderes nos ajudarão a ter melhores clubes, os quais, por sua vez, formarão um Rotary cada vez melhor. Que a celebração deste 110º aniversário nos inspire a cumprir nossa responsabilidade como rotarianos e permita a cada clube ser uma sólida base para fazer o Rotary brilhar e construir um futuro digno de nossa história e trajetória.

Celia Giay, diretora 2013-15 e vice-presidente do Rotary International.

Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/110-anos-de-servi%C3%A7o-1.1001953