segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Voluntariado transformador


Há uma relação direta entre o desenvolvimento do quadro associativo do Rotary International e a Fundação Rotária. Se o negócio do Rotary é fazer o mundo tornar-se um lugar melhor, transformar os seres humanos e mudar o paradigma de deterioração dos princípios e valores, lutando por manter vivos aqueles que tanto defendemos, a Fundação Rotária, ao procurar fazer o bem no mundo, se identifica com o Rotary Internacional. Vale ressaltar que é preferível fazer parte de uma organização como o Rotary, que procura transformar o mundo, a integrar uma multidão que assiste a tudo em cima do muro.

Ao desenvolvermos um projeto subsidiado pela fundação, damos um grito contra a passividade, a anomia. Desta forma, criamos condições de atrair outros cidadãos socialmente responsáveis da comunidade. Há uma grande diferença entre fazer o melhor e fazer o possível. Os rotarianos precisam fazer o melhor, não só para o crescimento pessoal, mas por dever ético e cívico.

Uma das mudanças que vêm surtindo efeito no desenvolvimento do quadro associativo é a promoção da admissão de novos associados por meio da participação em projetos, antes mesmo de ingressarem nos clubes. O mesmo vem se dando ao se fazer uma alteração no processo de criação de um novo clube, permitindo aos potenciais rotarianos participar de um projeto dedicado à sua comunidade antes mesmo da constituição formal do clube. Esses processos trazem algumas mudanças, tais como:

Permitem aos novos ou potenciais associados conhecerem o que o Rotary e sua fundação permitem fazer, além de colocar em ação suas sugestões

Resolvem a retenção antecipadamente, pois um associado admitido dessa forma não sairá facilmente do clube

A ampliação da postura de cidadão com visão local para multinacional

A compreensão do efeito das contribuições ao Rotary

As mudanças são inovadoras, e inovar é o caminho para transformar, e transformar é melhor que somente ajudar.

* O autor é Antonio Hallage, diretor 2009-11 do RI, curador da Fundação Rotária – sócio do  Rotary Club de Curitiba-Leste, PR (distrito 4730).

Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/voluntariado-transformador-1.972599

Nenhum comentário:

Postar um comentário