“Se os responsáveis pelo mundo são todos adultos, e o mundo está assim, será que não deveríamos prestar mais atenção nos jovens?” (Mario Benedetti)
Na Cidade Universitária de Madri, há uma obra da escultora Anna Hyatt Huntington composta por figuras em alumínio e intitulada “Os Portadores da Tocha”, que representa a civilização e os valores humanos que a sustentam. A cena mostra um ancião, vencido pela idade, entregando o objeto a um jovem. Este a pega, decidido, do alto de seu cavalo, que galopa rumo ao futuro.
O significado dessa obra aplica-se também ao Rotary, porque os valores que defendemos são transmitidos de geração em geração aos jovens com o propósito de fazer permanecer o legado do Rotary ao longo do tempo.
Como nós, rotarianos, servimos aos jovens? Por meio de atividades de desenvolvimento de liderança, tais como Rotaract, Interact, Prêmios Rotários de Liderança Juvenil e Intercâmbio de Jovens do Rotary, que lhes abrem espaços para o desenvolvimento de valores sobre os quais construirão suas vidas, estimulando-os para que sejam líderes positivos, em favor de uma sociedade justa e solidária.
Fazemos isso servindo como mentores para reforçar a vocação, o profissionalismo e a liderança, oferecendo bolsas de estudo, organizando projetos que os mantenham engajados e os beneficiem, reconhecendo o resultado de destaque dos jovens da comunidade e realizando seminários que enfatizem a importância da cidadania e do crescimento pessoal.
No entanto, devemos lembrar que a nossa tarefa mais importante é fazer com que cada rotariano seja um exemplo para a juventude, tanto em nossa vida pessoal, familiar e profissional, quanto na pública. É nosso papel, também, mostrar um comportamento digno de ser seguido por aqueles que serão nossos sucessores, para que eles, vivendo em um mundo de gigantescos desafios, sejam os autênticos construtores da sociedade de amanhã – e os portadores da tocha do Rotary.
Celia Giay
Diretora 2013-15 e vice-presidente do Rotary International
Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/vamos-iluminar-1.912307
Nenhum comentário:
Postar um comentário