segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Liderança em Rotary

O ex-presidente Jonathan Magiyabi disse: “Em Rotary, ninguém tem poder nem autoridade. O que temos em Rotary são diferentes níveis de responsabilidades”.  O ex-presidente William Boyd em seu discurso na Assembleia Internacional de San Diego, Califórnia, em 2006, afirmou: “No Rotary, ser líder não significa impor a vontade a outrem. Significa estar disponível aos clubes para o que der e vier. Significa se regozijar com eles no sucesso e ampará-los nas dificuldades. Significa ter visão holística e liderar iniciativas que introduzam mudanças positivas”. 

Ele disse mais: “Ser líder, no Rotary, significa colocar os interesses dos clubes e dos rotarianos em primeiro lugar. Significa reconhecer que no Rotary, nenhum sócio é mais importante do que o outro.

PRINCIPAIS REQUISITOS DO LÍDER
- Saber delegar: implica em saber instruir, supervisionar, avaliar, reconhecer. Bichai Rattakul na mesma assembleia internacional, em memorável discurso sob o mesmo tema, Liderança e Motivação, narrou: “Há uma estória, que talvez conheçam, sobre um menino. O capitão de um navio o chamou e pediu que tomasse o leme. Apontando para a Estrela do Norte, instruiu o menino a rumar em direção a ela. Com orgulho e segurança, o menor assumiu sua posição. Por alguns minutos, o navio seguiu seu curso e depois, imperceptivelmente, mudou de rota. Em breve, a estrela podia ser vista ao lado da embarcação, e no fim de uma hora, posicionava-se diretamente à popa. Nesse momento o capitão voltou e foi recebido pelos brados entusiasmados da criança: ‘Capitão, aponte outra estrela, pois já passamos aquela’”. 

- Saber correr riscos. Líderes deverão ser não só corajosos, mas também audaciosos.

- Agir pelo exemplo. O líder toma iniciativas e sai na frente. Se inspira confiança, todos o seguirão.

- Pensar grande. “Pensar grande significa pensar além do próprio tempo”, disse Amir Klinck. 

Alberto Bittencourt. Governador do Centenário, 04/05 D-4500. Rotary Club do Recife-Boa Viagem

Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/lideran%C3%A7a-em-rotary-1.737802

Nenhum comentário:

Postar um comentário