segunda-feira, 20 de abril de 2015

Sobre o fundador do Rotary


Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, em Wisconsin, nos EUA. Aos 3 anos, Paul e seu irmão Cecil, então com 5 anos, foram viver com seus avós paternos em Wallingford, em Vermont, nos EUA. Lá, como ele recorda em suas memórias “Meu Caminho para Rotary”: “Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era objetivo supremo”.

A jornada em direção à educação levou o jovem Paul às Universidades de Vermont e de Princeton e, em seguida, à Universidade de Iowa, onde formou-se em advocacia, em 1891. Ao receber seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de dedicar-se a sua nova profissão. E de fato ele conheceu o mundo. Durante seus cinco anos de extravagâncias, como ele mesmo descreveu, Paul viajou pelos Estados Unidos e pela Europa. Sustentou-se trabalhando nas mais diversas profissões.

Em 1896, terminadas sua peregrinações, Paul estabeleceu-se em Chicago e começou a praticar o direito, onde teve a ideia de criar um clube para homens de negócios. Em 23 de fevereiro de 1905, reuniu-se com três amigos – Silvéster Schiele, Hiram Shorey e Gustavus Loehr – formando o primeiro Rotary Club.

Paul conheceu sua futura esposa, Jean Thomson, em 1910, durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago. Eles casaram-se em julho daquele mesmo ano. Mais tarde os Harris viajaram pelo mundo promovendo o Rotary.

Em “Meu Caminho para Rotary”, Paul atribui aos valores nele incutidos por seus avós e vizinhos a base que levou à concepção do Rotary, que “nasceu do espírito de tolerância, boa-fé e serviço, qualidades características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra”. Ele faleceu em Comely Bank, em 27 de janeiro de 1947.

Raimundo de Souza Reis - secretário do Distrito-4760 2014/2015.

Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/sobre-o-fundador-do-rotary-1.1026935

Nenhum comentário:

Postar um comentário