segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O Rotary no Brasil


No Brasil Rotário de julho, encontramos dados muito impactantes sobre o Rotary no nosso país. Aquela edição da nossa revista informa, na página oito, que temos o quinto maior número de rotarianos no mundo: 56.192. Eles estão distribuídos em 2.396 clubes e 38 distritos. As mulheres já representam 22% do total de associados. Em 2012 e 2013, fomos o nono maior contribuinte para a Fundação Rotária, somando U$S 5.109.889, com forte participação da Associação Brasileira da The Rotary Foundation. Temos 12.098 rotaractianos, 20.677 interactianos e, anualmente, mais de 1.500 estudantes são hospedados por clubes locais ou viajam para outros países como participantes do Programa de Intercâmbio de Jovens.

A Fundação de Rotarianos de São Paulo é o maior complexo educacional do Rotary no mundo. Propicia educação a mais de 6.000 estudantes em todos os níveis, desde a pré-escola até a pós-graduação, e oferece desenvolvimento profissional e cursos de extensão, além de participar de projetos de serviços comunitários. São dados que demonstram a pujança do Rotary em nosso país, mas podemos trabalhar ainda mais, principalmente com os jovens.

Entre os conceitos que o Rotary ensina, podemos destacar a importância da alternância de poder, tão pouco praticada nos meios políticos e em várias sociedades e instituições. O lema “Dar de si antes de pensar em si”, fundamento básico para sociedades que querem crescer com saúde. A igualdade de direitos e deveres. No Rotary, não temos títulos, somos todos iguais. A importância do compartilhamento. O Rotary nos ensina a compartilhar esses conhecimentos, a “emprestarmos nossos ombros” para pessoas que não tiveram as oportunidades que tivemos.

No trabalho de fortalecimento da imagem pública do Rotary, os clubes rotários deveriam ter em seu quadro associativo também um profissional de mídia e um educador. Vemos na escola uma excelente oportunidade de ensinar os princípios rotários. De fato, a escola é um agente da imagem pública do Rotary.

Ernoe Eger e Vera Canto Bertagnoli Coordenadores regionais da Imagem Pública para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B

Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/o-rotary-no-brasil-1.931397

Nenhum comentário:

Postar um comentário