segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Mensagem do Presidente


Um jovem recebeu uma proposta para trabalhar como lenhador e começou o serviço com bastante energia. Na primeira semana, cortou 18 árvores. Na segunda, trabalhou tanto quanto na primeira, mas ficou surpreso ao constatar que havia cortado apenas 11. Na terceira semana, apesar de ter trabalhado até anoitecer, o número caiu para seis. Desesperado, ele foi ao supervisor para pedir demissão. “Não consigo mais cortar tantas árvores como no início”, disse.

O supervisor olhou para o jovem e viu que ele aparentava estar sadio. “Você já pensou em afiar seu machado?”, indagou. “Quem tem tempo para isso? “Passo o dia inteiro cortando lenha!”, rebateu o jovem. Quando não estamos fazendo tanto progresso quanto gostaríamos, é natural redobrarmos nossos esforços. No entanto, às vezes, o melhor não é trabalhar mais, e sim com mais eficiência. Prestem atenção: vocês estão usando seus recursos da melhor maneira possível ou cortando lenha com um machado cego?

Nos últimos 20 anos, batemos na tecla do quadro associativo incansavelmente. Definimos metas e lançamos campanhas para trazer cada vez mais associados para a organização. Ainda assim, nosso número geral continua o mesmo. Devemos nos perguntar: “Como podemos agregar valor ao Rotary para que mais pessoas tenham interesse em fazer parte da nossa organização e menos queiram deixá-la?”.

Foi com isso em mente que lançamos, em julho, o Rotary Global Rewards. Por meio desse programa inovador, nossos associados têm acesso a descontos e promoções de empresas em todo o mundo. Os próprios rotarianos podem solicitar que seus negócios sejam incluídos na lista de empresas participantes, e as ofertas mais atraentes serão adicionadas ao site. Para aproveitar a oportunidade, acessem o site do Rotary (www.rotary.org/pt) e cadastrem-se no portal Meu Rotary. Quanto mais rotarianos participarem, melhor.

Com o Rotary Global Rewards, unimos negócios e serviços, e agregamos valor à associação. Devemos demonstrar a associados em potencial o valor do Rotary e as vantagens de se tornar rotariano.

K.R. Ravindran - Presidente do Rotary International (2015-16)

Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/caros-companheiros-1.1123684

sábado, 26 de setembro de 2015

Seminário Distrital de Treinamento

No dia 26/09, o Rotary Club Bh Liberdade participou do Seminário Distrital de Treinamento, ganhando conhecimentos sobre desenvolvimento do Quadro Associativo, Fundação Rotária e Imagem Pública. 



No seminário, a presidente do RC BH Liberdade e Presidente da Comissão de Imagem Pública do Distrito 4760, Luisa Naves, fez uma apresentação sobre as novidades em Imagem Pública do Distrito, como a nova Carta Mensal, o novo site, grupos de whatsapp e as redes sociais usadas.




segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Não haverá reunião dia 26/09

No dia 26/09 o Rotary Club BH Liberdade irá transferir sua reunião para o Seminário de Treinamento do Distrito 4760 para que a maioria dos seus membros possa participar. Portanto, dia 26/09, não teremos reunião ordinária.


sábado, 19 de setembro de 2015

Projeto Própolis

Hoje foi dia de palestra sobre mais um projeto de sucesso apoiado pelo Rotary Club BH Liberdade, o Projeto Própolis com a professora Beth Duarte, sócio fundadora do Clube. O projeto consiste na reciclagem de computadores velhos transformando em energia. Uma proposta sustentável, que envolveu muita pesquisa em parceria com a UFMG e agora começa a ser implantada com o apoio da Ramacrisma e o RC BH Liberdade.



segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Dedicação às novas gerações

Mas será que todos compreendem o que são as novas gerações e qual é a importância da dedicação a elas? Nos últimos anos, o Rotary International e seus distritos têm dado mais espaço e têm dedicado maiores atenções para as novas gerações. Programas como o Intercâmbio de Jovens, o Interact e o Rotaract têm ganhado força à medida que os companheiros rotarianos do mundo todo têm tido contato com o poder transformador que o Rotary tem na formação de líderes e cidadãos de iniciativa e boa vontade ao trabalhar com os jovens. Prova maior é que esse ano os clubes ganharam mais uma avenida de serviços, chamada de Avenida de Novas Gerações, que abrange os programas já citados e o recém implementado EarlyAct, antigos Rotakids, para crianças.

Artigos na “Revista Brasil Rotário” deste mês não deixam dúvidas da abrangência do tema e da importância que tem ganhado ao longo dos últimos anos. São unânimes em dividir com o leitor a opinião – e muitas vezes a experiência – que o trabalho com os jovens proporciona. A formação de líderes, a condução de jovens com iniciativa pelo caminho da prestação de serviços e da boa vontade, forma para a sociedade agentes importantes na transformação do meio em que vivem, tirando do risco e da exclusão centenas de jovens de sua comunidade, transformando-os em pessoas mais proativas, mais preocupadas com o bem-estar do próximo com iniciativa, conhecimento e boa vontade.

Isso me leva a crer que um clube que se preocupa com novas gerações, que possui em sua cidade ao menos um Interact e um Rotaract ativo, que apoia suas iniciativas, que organiza e executa projetos em conjunto com os jovens, para os jovens e pelos jovens, é um clube que pensa com carinho o futuro do Rotary porque entende que, com o passar do tempo, serão esses jovens ora ajudados que assumirão o Rotary pelo mundo todo e darão continuidade ao trabalho maravilhoso que vem sendo desenvolvido há mais de um século.

Erico Piovesa
Companheiro do Clube de Indaiatuba Distrito 4310


Fonte: http://www.otempo.com.br/opini%C3%A3o/rotary/dedica%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0s-novas-gera%C3%A7%C3%B5es-1.1112579

sábado, 12 de setembro de 2015

Dia do convidado e posse de Edgar Adriani

Neste sábado, foi um dia especial para o Rotary Club BH Liberdade. Tivemos o "Dia do Convidado", no qual cada rotariano levou um companheiro interessado em saber mais sobre o Rotary, e o instrutor do clube, Nelson Leite, fez uma exposição sobre o que é nossa organização e os projetos do clube. 



Além disso, foi dia de dar posse ao nosso companheiro, Edgar Adriani. Nosso companheiro engenheiro, que trabalha na Cemig, e que teve que se ausentar do clube por um tempo, mas nunca deixou de ser rotariano de coração. Seja bem vindo de volta!





domingo, 6 de setembro de 2015

Seja bem vinda, Lydia!

Hoje chegou a nossa mais nova intercambista, a Lydia Anderson, dos EUA. Nossos companheiros e a família anfitriã a receberam no Aeroporto Internacional de Confins com uma calorosa recepção. Seja muito bem vinda!